Em curso neste momento estão os seguintes PROJETOS
(informação completa sobre os projetos já encerrados pode ser consultada visitando o Centro de Documentação do CIDAC)
Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal (2016-2018)
Este projeto tem um antecedente, da responsabilidade da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e do Centro de Estudos sobre África da Universidade do Porto (CEAUP). Chamava-se então Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal (2013-2016). Nesta segunda fase (2016-2018), que pretende aprofundar a anterior, reforçando a colaboração, no âmbito da ED, entre entidades cuja missão está centrada na investigação (as Instituições de Ensino Superior) e entidades cuja missão está centrada na ação (as Organizações da Sociedade Civil), o CIDAC juntou-se à equipa promotora. O principal financiador é o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais…
Pensar o Desenvolvimento: contribuição para a ação transformadora das OSC timorenses (2016-2018)
Com este projeto, CIDAC e FONGTIL (Forum ONG Timor Leste) procuram contribuir para a discussão em torno do papel das Organizações da Sociedade Civil, centrando-a na realidade timorense. Numa lógica de reforço entre atores, criam-se espaços de reflexão e debate, presenciais e virtuais, e dinamiza-se um Grupo de Acompanhamento constituído por homens e mulheres com um percurso reconhecido no setor, cujo papel, ao longo do tempo, é provocar e alimentar a partilha de experiências e reflexões. O cofinanciamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...
“Acima da Média! Descodificação dos Media ao serviço da cidadania global” (2014-2016)
O projeto “Acima da Média! Descodificação dos Media ao serviço da cidadania global” pretende dotar os jovens de capacidades para a descodificação dos Media na sua relação com o desenvolvimento, no sentido de contribuir para um melhor exercício da cidadania global. Para isto, irá criar e disponibilizar módulos e recursos pedagógicos sobre descodificação dos Media na sua relação com o desenvolvimento para quadros e voluntários de organizações de juventude ao nível nacional.
Desenvolvido, em parceria, pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Par – Respostas Sociais, o projeto pretende desenvolver a sua ação junto das associações juvenis em torno de 4 eixos – “saber ler a informação”, “princípios e valores nos Media”, “Media e desenvolvimento” e “ativismo e mobilização”. Por outro lado, espera dotá-las de competências em metodologias de formação nestas temáticas, assegurando um momento avançado da sua formação, com responsabilização das associações na conceção de cursos de descodificação dos Media destinados a jovens.
Cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude e ainda pela Federação Nacional de Associações Juvenis e da Câmara Municipal de Lisboa, através do Conselho Municipal de Juventude.
Bancos de Tempo e Comércio Justo: reforçando Outras Economias (2013-2015)
O projeto Bancos de Tempo e Comércio Justo: reforçando Outras Economias é coordenado pelo GRAAL e realizado em parceria com o CIDAC, envolve as equipas dinamizadoras e os membros dos Bancos de Tempo, bem como as comunidades onde se inserem, convidadas a pensar no modo como vivemos, a fazer uma análise crítica dos consumos e a procurar alternativas de produção, transformação, troca e consumo. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...
Co-construindo uma Rede de Educação para a Cidadania Global no meio escolar (2013-2015)
O processo para a constituição de uma Rede de Educação para a Cidadania Global (ECG) começou em 2012 e estendeu-se por 2013. No seguimento de uma colaboração que data de 2007, o projeto de apoio à estruturação da Rede nos seus dois primeiros anos de vida é realizado em conjunto pelo CIDAC e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), assumindo o primeiro a coordenação. Nele estão implicados as e os educadores/as que são participantes ativos da Rede ECG. O cofinanciamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...
Ahimatan ba Futuru
Redução da pobreza em Timor-Leste através do turismo de base comunitária (2010-2014)
Contribuir para a redução da pobreza em Timor-Leste através da promoção de capacidades locais para a criação de atividades geradoras de rendimento assentes na gestão sustentável dos recursos naturais é o objetivo geral deste projeto.
Que se propõe alcançá-lo, segundo a formulação do seu objetivo específico, através da criação de atividades de turismo de base comunitária, respeitadoras da biodiversidade e do capital paisagístico e cultural enquanto património coletivo com forte potencial económico, com vista ao aumento do rendimento e do nível de autonomia das populações vulneráveis de zonas rurais de Timor-Leste.