Projetos em curso

Em curso neste momento estão os seguintes PROJETOS

(informação completa sobre os projetos já encerrados pode ser consultada visitando o Centro de Documentação do CIDAC)

 

 

Outras economias, outros sentidos (2022 – 2025)

Com base nas raízes históricas do CIDAC e da sua experiência tanto na produção de informação, enquanto suporte de um ativismo cidadão, como do ponto de vista temático, nas “outras economias”, propõe-se através deste projeto contribuir para a democratização do pensamento económico e uma maior mobilização da sociedade portuguesa contra as injustiças económicas locais e globais. Procurar-se-à fomentar, especificamente, um maior conhecimento e uma melhor descodificação do sistema económico mundial e das suas alternativas e promover solidariedades locais e globais através da produção periódica, numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento, de conteúdos informativos, pedagógicos e de reflexão destinados prioritariamente a educadores/as, jovens e estudantes, centros de investigação, jornalistas e OSC lusófonas. Espera-se, através desta intervenção, produzir e difundir uma publicação multimédia quadrimestral sobre alternativas económicas. Este projeto é cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

 


“SIMENTERA” Promoção da soberania alimentar através da valorização da agricultura familiar, dos saberes associados e mercados locais na Guiné-Bissau (2022 – 2024)

Com base numa relação de parceria de cerca de 30 anos entre CIDAC e a organização guineense Tiniguena, que nas duas últimas décadas se focou na valorização das produções locais, este projeto visa aumentar o consumo de “Produtos da Terra” através do reforço e da dinamização da ação coletiva das comunidades de produtores/as e das organizações da sociedade civil. Para tal, prevê intervir a montante e a jusante da cadeia produtiva e comercial, através da melhoria das condições e meios de produção de produtos agrícolas transformados no seio de 4 Unidades de Produção, principalmente dinamizadas por mulheres rurais; da dinamização da comercialização dos produtos locais através da informação e sensibilização da opinião pública; e de ações de influência política, principalmente dirigidas ao poder legislativo, numa aliança entre produtores/as e Organizações da sociedade civil. Este projeto é cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.


A minha aldeia é todo o mundo (2021 - 2023)

Com este projeto, procura-se promover a solidariedade internacional através do Comércio Justo e, especificamente, aumentar o nível de conhecimento e de adesão ao Comércio Justo em Portugal e na CPLP, através da elaboração de materiais e da realização de eventos de diferente natureza em todo o país. O financiamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

 
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O Referencial de ED na prática: problemáticas e recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as (2021 – 2023)

 

Tendo como base a elaboração de um estudo sobre as formas como o Referencial ED e a ED são pensados e aplicados em meio escolar, teve como objetivo geral contribuir para o reforço das condições da aplicação prática deste documento e, paralelamente, produzir recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as conducentes ao reforço da ED em contexto escolar. Projeto em parceria com a FGS, financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.


Jovens Embaixadores/as do Comércio Justo, alargando horizontes (2019 – 2022)

 

Na continuidade do projeto em parceria com organizações e escolas da Bélgica e França - Jovens Embaixadores do Comércio Justo - visou-se com esta intervenção associar mais estabelecimentos escolares, em Portugal, e dotar os seus alunos/as e professores/as de competências e ferramentas temáticas, metodológicas e técnicas na área da Educação para a Cidadania Global, do Comércio Justo e do Consumo Responsável com vista a desenvolver capacidades de realização de ações de sensibilização junto dos seus pares. Foram envolvidas duas novas escolas, a Escola Secundária da Amora, no Seixal, e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada.

Projeto em parceria com as escolas secundárias José Gomes Ferreira; da Amora e Fernão Mendes Pinto, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Reforçar as OSC em Timor-Leste através da Economia Social Solidária (2019 –  2022)

 

Ao centrar o fortalecimento institucional no quadro da Economia Social e Solidária, esta intervenção pretendia identificar, discutir e desenvolver alternativas ao atual modelo de financiamento das OSC em Timor-Leste, assumindo como princípio a necessidade de diversificar formas e fontes de financiamento que não desvirtuem os princípios fundamentais das organizações deste setor. O objetivo desta iniciativa foi o reforço e consolidação do setor da sociedade civil timorense enquanto interlocutor e ator incontornável nas questões de desenvolvimento. Procurando, especificamente, promover a reflexão e experimentação de formas alternativas ao financiamento “por projeto” das organizações da sociedade civil timorenses como via do reforço organizacional e da autonomia do setor.

Projeto em parceria com o FONGTIL e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Consumo 100% local! Reforçar a ligação campo-cidade em resposta a crise do COVID 19 (2020 – 2021)

 

Esta intervenção propôs-se reforçar as condições para as comunidades envolvidas, em Timor-Leste, gerarem um rendimento próprio posto em risco pela situação pandémica, nomeadamente com a paralisação da economia local e o encerramento de fronteiras. Neste contexto, o projeto propôs-se trabalhar em três dimensões: a) diversificar a capacidade de oferta dos grupos de produção agroalimentar, adaptando-a ao mercado local; b) criar um espaço de venda especializado, capaz de atrair e manter uma clientela alargada; e c) levar a cabo uma campanha de sensibilização do público timorense que transmitisse as diferentes dimensões de uma opção pelo consumo local. Pretendia-se que, em resultado do projeto, fosse possível contribuir para a manutenção dos postos de trabalho e do rendimento gerado pela atividade dos grupos de produção promovendo a sua adaptação para o que se afiguravam como novas condições de mercado no pós-crise sanitária.

Projeto em parceria com a organização PARCIC, co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A escola, ser vivo dentro de um ecossistema: da alimentação à utilização dos recursos naturais (2018 - 2021)

 

Na continuidade dos processos construídos pelas duas organizações promotoras, CIDAC e FGS, no campo da ED/ECG, cruzando experiências específicas nos temas da soberania alimentar, comércio justo, ecologia integral, estas procuraram realizar um percurso estruturado e conjunto com a Escola José Gomes Ferreira - e respetivo Agrupamento de Escolas de Benfica - e com a Escola Secundária do Lumiar - e respetivo Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra. Através desta colaboração entre ONGDs e escolas/agrupamentos, este projeto pretendeu contribuir para o enraizamento de uma cultura de Cidadania Global no seio da Escola e, especificamente, para integrar a ED/ECG nos espaços e tempos não letivos da escola. Alicerçou-se num processo de formação, de investigação-ação e de sistematização de aprendizagens, disponível aqui. Projeto co-financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.

 

O Referencial de Educação para o Desenvolvimento - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário na Formação inicial de educadores/as e professores/as (2017-2019)


O projeto, implementado em parceria com a FGS, teve como objetivos divulgar o Referencial ED e elaborar propostas para a sua utilização no quadro dos currículos de formação inicial de educadores/as e professores/as. Para tal, contactaram-se 12 instituições de ensino superior, realizaram-se sessões de divulgação nas mesmas, sendo que em algumas das quais resultaram propostas de utilização do Referencial ED que foram acompanhadas pela equipa do projeto. O relato dessas experiências está disponível aqui. Intervenção financiada pelo Camões -  Instituto da Cooperação e Língua.


Desafios globais: reforçar a Educação para a Cidadania Global em meio escolar para responder aos contextos da atualidade (2015 – 2018)

 

Procurou ampliar o entendimento, a prática e o reconhecimento da ECG no meio escolar através de ações de formação e de um curso de formação acreditado sobre ECG, da elaboração de recursos pedagógicos de ECG e da elaboração de um estudo sobre a intervenção da ECG em meio escolar, em Portugal, disponível aqui. Teve também uma componente de reforço da Rede de ECG, nomeadamente, através da realização de encontros nacionais de educadores/as e de conferências sobre ECG com educadores/as de outros contextos internacionais; e da promoção de momentos de reflexão crítica a partir da experiência de educadores/as de outros contextos internacionais.

Projeto em parceria com a FGS, co-financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Comércio Justo em Portugal, conhecer, compreender, problematizar (2015- 2018)

 

Este projeto visou reduzir o desconhecimento e a fraca adesão ao comércio justo em Portugal através da promoção de eventos públicos que proporcionaram o encontro e debate com produtores e produtoras do Sul geopolítico, bem como com figuras reconhecidas do movimento do Comércio Justo ao nível internacional. Realizaram-se também visitas de estudo e de interação com produtores e produtoras nacionais e produziram-se materiais informativos e pedagógicos sobre este campo de intervenção. Financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.

Jovens Embaixadores/as do Comércio Justo (2015 – 2018)

 

O projeto visou dotar alunos/as e professores/as do ensino secundário de competências e ferramentas temáticas, metodológicas e técnicas na área da Educação para a Cidadania Global, do Comércio Justo e do Consumo Responsável com vista a desenvolver capacidades de realização de ações de sensibilização junto dos seus pares. Juntou duplas Escolas / organizações de Comércio Justo de 3 países, Portugal (CIDAC e Escola Secundária José Gomes Ferreira), França (Artisans du Monde e Liceu Bel Orme) e Bélgica (Oxfam – Magasins du Monde e Institut Saint Roch). O projeto previu sessões regular de formação e debate sobre o Comércio Justo, a criação de lojas pedagógicas nas escolas, encontros europeus entre os vários participantes nos três países, debates com deputadas/os europeus assim como uma visita de estudo no Peru junto da cooperativa de produtores/as de café CECOVASA, parceira do projeto, e da Central de Cooperativas de Artesãos do Peru – CIAP. 

Iniciativa com financiamento da União Europeia, através do dispositivo Erasmus+, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Mulheres+, valorização inclusiva e solidária da cultura guineense (2016 – 2018)

 

Centrado na capacitação das mulheres com vista ao reforço da sua independência económica, o projeto trabalhou sobre a tecelagem tradicional, nos seus diferentes aspetos, da produção à comercialização, passando pela transformação, bebendo de uma vasta tradição guineense, rica em técnicas, padrões e utilizações diversas do chamado “Pano de Pente”. O projeto interveio junto de grupos de mulheres em Bafatá, Cacheu, São Domingos e Bissau, através de ações de alfabetização e literacia económica, formação em técnicas de tecelagem e de reforço organizacional. Um apoio material foi também concretizado com a entrega de teares melhorados, de material de corte e costura, de lotes de matéria-prima, e da melhoria, quando necessário, dos seus espaços de trabalho. Um enfoque importante foi dado ao trabalho colaborativo e solidário entre os vários grupos e ao reforço da organização parceira Cabaz di Tera no domínio da economia solidária.
Projeto liderado pela ONG Cabaz di Tera, financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

 

 

Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal (2016-2018)

Este projeto tem um antecedente, da responsabilidade da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e do Centro de Estudos sobre África da Universidade do Porto (CEAUP). Chamava-se então Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal (2013-2016). Nesta segunda fase (2016-2018), que pretende aprofundar a anterior, reforçando a colaboração, no âmbito da ED, entre entidades cuja missão está centrada na investigação (as Instituições de Ensino Superior) e entidades cuja missão está centrada na ação (as Organizações da Sociedade Civil), o CIDAC juntou-se à equipa promotora. O principal financiador é o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais…

 

Pensar o Desenvolvimento: contribuição para a ação transformadora das OSC timorenses (2016-2018)

 

Com este projeto, CIDAC e FONGTIL (Forum ONG Timor Leste) procuram contribuir para a discussão em torno do papel das Organizações da Sociedade Civil, centrando-a na realidade timorense. Numa lógica de reforço entre atores, criam-se espaços de reflexão e debate, presenciais e virtuais, e dinamiza-se um Grupo de Acompanhamento constituído por homens e mulheres com um percurso reconhecido no setor, cujo papel, ao longo do tempo, é provocar e alimentar a partilha de experiências e reflexões. O cofinanciamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...

 

Acima da Média! Descodificação dos Media ao serviço da cidadania global” (2014-2016)

 

O projeto “Acima da Média! Descodificação dos Media ao serviço da cidadania global” pretende dotar os jovens de capacidades para a descodificação dos Media na sua relação com o desenvolvimento, no sentido de contribuir para um melhor exercício da cidadania global. Para isto, irá criar e disponibilizar módulos e recursos pedagógicos sobre descodificação dos Media na sua relação com o desenvolvimento para quadros e voluntários de organizações de juventude ao nível nacional.

Desenvolvido, em parceria, pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Par – Respostas Sociais, o projeto pretende desenvolver a sua ação junto das associações juvenis em torno de 4 eixos – “saber ler a informação”, “princípios e valores nos Media”, “Media e desenvolvimento” e “ativismo e mobilização”. Por outro lado, espera dotá-las de competências em metodologias de formação nestas temáticas, assegurando um momento avançado da sua formação, com responsabilização das associações na conceção de cursos de descodificação dos Media destinados a jovens.

Cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude e ainda pela Federação Nacional de Associações Juvenis e da Câmara Municipal de Lisboa, através do Conselho Municipal de Juventude.

 
Do campo para o prato: o Direito à Alimentação e à Soberania Alimentar em Debate (2013-2015)
 
Este projeto, da responsabilidade do CIDAC, pretende suscitar e fundamentar o debate sobre questões globais ligadas à produção e ao consumo alimentar, estimulando o conhecimento e o pensamento crítico e promovendo posturas ativas de cidadania. Vem no seguimento de outras intervenções sobre os mesmos temas, incluindo agora uma vertente de contacto direto com experiências em Portugal que, de formas diferentes, tentam pôr em prática os princípios da Soberania Alimentar. O projeto é cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...

 

 

Bancos de Tempo e Comércio Justo: reforçando Outras Economias (2013-2015) 

 

O projeto Bancos de Tempo e Comércio Justo: reforçando Outras Economias é coordenado pelo GRAAL e realizado em parceria com o CIDAC, envolve as equipas dinamizadoras e os membros dos Bancos de Tempo, bem como as comunidades onde se inserem, convidadas a pensar no modo como vivemos, a fazer uma análise crítica dos consumos e a procurar alternativas de produção, transformação, troca e consumo. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...

 

Co-construindo uma Rede de Educação para a Cidadania Global no meio escolar (2013-2015)

O processo para a constituição de uma Rede de Educação para a Cidadania Global (ECG) começou em 2012 e estendeu-se por 2013. No seguimento de uma colaboração que data de 2007, o projeto de apoio à estruturação da Rede nos seus dois primeiros anos de vida é realizado em conjunto pelo CIDAC e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), assumindo o primeiro a coordenação. Nele estão implicados as e os educadores/as que são participantes ativos da Rede ECG. O cofinanciamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...

 

Ahimatan ba Futuru

Redução da pobreza em Timor-Leste através do turismo de base comunitária (2010-2014)

 

Contribuir para a redução da pobreza em Timor-Leste através da promoção de capacidades locais para a criação de atividades geradoras de rendimento assentes na gestão sustentável dos recursos naturais é o objetivo geral deste projeto.

Que se propõe alcançá-lo, segundo a formulação do seu objetivo específico, através da criação de atividades de turismo de base comunitária, respeitadoras da biodiversidade e do capital paisagístico e cultural enquanto património coletivo com forte potencial económico, com vista ao aumento do rendimento e do nível de autonomia das populações vulneráveis de zonas rurais de Timor-Leste.