Em curso neste momento estão os seguintes PROJETOS
(informação completa sobre os projetos já encerrados pode ser consultada visitando o Centro de Documentação do CIDAC)
Outras economias, outros sentidos (2022 – 2025)
Com base nas raízes históricas do CIDAC e da sua experiência tanto na produção de informação, enquanto suporte de um ativismo cidadão, como do ponto de vista temático, nas “outras economias”, propõe-se através deste projeto contribuir para a democratização do pensamento económico e uma maior mobilização da sociedade portuguesa contra as injustiças económicas locais e globais. Procurar-se-à fomentar, especificamente, um maior conhecimento e uma melhor descodificação do sistema económico mundial e das suas alternativas e promover solidariedades locais e globais através da produção periódica, numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento, de conteúdos informativos, pedagógicos e de reflexão destinados prioritariamente a educadores/as, jovens e estudantes, centros de investigação, jornalistas e OSC lusófonas. Espera-se, através desta intervenção, produzir e difundir uma publicação multimédia quadrimestral sobre alternativas económicas. Este projeto é cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
“SIMENTERA” Promoção da soberania alimentar através da valorização da agricultura familiar, dos saberes associados e mercados locais na Guiné-Bissau (2022 – 2024)
Com base numa relação de parceria de cerca de 30 anos entre CIDAC e a organização guineense Tiniguena, que nas duas últimas décadas se focou na valorização das produções locais, este projeto visa aumentar o consumo de “Produtos da Terra” através do reforço e da dinamização da ação coletiva das comunidades de produtores/as e das organizações da sociedade civil. Para tal, prevê intervir a montante e a jusante da cadeia produtiva e comercial, através da melhoria das condições e meios de produção de produtos agrícolas transformados no seio de 4 Unidades de Produção, principalmente dinamizadas por mulheres rurais; da dinamização da comercialização dos produtos locais através da informação e sensibilização da opinião pública; e de ações de influência política, principalmente dirigidas ao poder legislativo, numa aliança entre produtores/as e Organizações da sociedade civil. Este projeto é cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
A minha aldeia é todo o mundo (2021 - 2023)
Com este projeto, procura-se promover a solidariedade internacional através do Comércio Justo e, especificamente, aumentar o nível de conhecimento e de adesão ao Comércio Justo em Portugal e na CPLP, através da elaboração de materiais e da realização de eventos de diferente natureza em todo o país. O financiamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O Referencial de ED na prática: problemáticas e recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as (2021 – 2023)
Tendo como base a elaboração de um estudo sobre as formas como o Referencial ED e a ED são pensados e aplicados em meio escolar, teve como objetivo geral contribuir para o reforço das condições da aplicação prática deste documento e, paralelamente, produzir recomendações para a formação inicial e contínua de professores/as conducentes ao reforço da ED em contexto escolar. Projeto em parceria com a FGS, financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.
Jovens Embaixadores/as do Comércio Justo, alargando horizontes (2019 – 2022)
Na continuidade do projeto em parceria com organizações e escolas da Bélgica e França - Jovens Embaixadores do Comércio Justo - visou-se com esta intervenção associar mais estabelecimentos escolares, em Portugal, e dotar os seus alunos/as e professores/as de competências e ferramentas temáticas, metodológicas e técnicas na área da Educação para a Cidadania Global, do Comércio Justo e do Consumo Responsável com vista a desenvolver capacidades de realização de ações de sensibilização junto dos seus pares. Foram envolvidas duas novas escolas, a Escola Secundária da Amora, no Seixal, e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada.
Projeto em parceria com as escolas secundárias José Gomes Ferreira; da Amora e Fernão Mendes Pinto, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Reforçar as OSC em Timor-Leste através da Economia Social Solidária (2019 – 2022)
Ao centrar o fortalecimento institucional no quadro da Economia Social e Solidária, esta intervenção pretendia identificar, discutir e desenvolver alternativas ao atual modelo de financiamento das OSC em Timor-Leste, assumindo como princípio a necessidade de diversificar formas e fontes de financiamento que não desvirtuem os princípios fundamentais das organizações deste setor. O objetivo desta iniciativa foi o reforço e consolidação do setor da sociedade civil timorense enquanto interlocutor e ator incontornável nas questões de desenvolvimento. Procurando, especificamente, promover a reflexão e experimentação de formas alternativas ao financiamento “por projeto” das organizações da sociedade civil timorenses como via do reforço organizacional e da autonomia do setor.
Projeto em parceria com o FONGTIL e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Consumo 100% local! Reforçar a ligação campo-cidade em resposta a crise do COVID 19 (2020 – 2021)
Esta intervenção propôs-se reforçar as condições para as comunidades envolvidas, em Timor-Leste, gerarem um rendimento próprio posto em risco pela situação pandémica, nomeadamente com a paralisação da economia local e o encerramento de fronteiras. Neste contexto, o projeto propôs-se trabalhar em três dimensões: a) diversificar a capacidade de oferta dos grupos de produção agroalimentar, adaptando-a ao mercado local; b) criar um espaço de venda especializado, capaz de atrair e manter uma clientela alargada; e c) levar a cabo uma campanha de sensibilização do público timorense que transmitisse as diferentes dimensões de uma opção pelo consumo local. Pretendia-se que, em resultado do projeto, fosse possível contribuir para a manutenção dos postos de trabalho e do rendimento gerado pela atividade dos grupos de produção promovendo a sua adaptação para o que se afiguravam como novas condições de mercado no pós-crise sanitária.
Projeto em parceria com a organização PARCIC, co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A escola, ser vivo dentro de um ecossistema: da alimentação à utilização dos recursos naturais (2018 - 2021)
Na continuidade dos processos construídos pelas duas organizações promotoras, CIDAC e FGS, no campo da ED/ECG, cruzando experiências específicas nos temas da soberania alimentar, comércio justo, ecologia integral, estas procuraram realizar um percurso estruturado e conjunto com a Escola José Gomes Ferreira - e respetivo Agrupamento de Escolas de Benfica - e com a Escola Secundária do Lumiar - e respetivo Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra. Através desta colaboração entre ONGDs e escolas/agrupamentos, este projeto pretendeu contribuir para o enraizamento de uma cultura de Cidadania Global no seio da Escola e, especificamente, para integrar a ED/ECG nos espaços e tempos não letivos da escola. Alicerçou-se num processo de formação, de investigação-ação e de sistematização de aprendizagens, disponível aqui. Projeto co-financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.
O Referencial de Educação para o Desenvolvimento - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário na Formação inicial de educadores/as e professores/as (2017-2019)
O projeto, implementado em parceria com a FGS, teve como objetivos divulgar o Referencial ED e elaborar propostas para a sua utilização no quadro dos currículos de formação inicial de educadores/as e professores/as. Para tal, contactaram-se 12 instituições de ensino superior, realizaram-se sessões de divulgação nas mesmas, sendo que em algumas das quais resultaram propostas de utilização do Referencial ED que foram acompanhadas pela equipa do projeto. O relato dessas experiências está disponível aqui. Intervenção financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.
Desafios globais: reforçar a Educação para a Cidadania Global em meio escolar para responder aos contextos da atualidade (2015 – 2018)
Procurou ampliar o entendimento, a prática e o reconhecimento da ECG no meio escolar através de ações de formação e de um curso de formação acreditado sobre ECG, da elaboração de recursos pedagógicos de ECG e da elaboração de um estudo sobre a intervenção da ECG em meio escolar, em Portugal, disponível aqui. Teve também uma componente de reforço da Rede de ECG, nomeadamente, através da realização de encontros nacionais de educadores/as e de conferências sobre ECG com educadores/as de outros contextos internacionais; e da promoção de momentos de reflexão crítica a partir da experiência de educadores/as de outros contextos internacionais.
Projeto em parceria com a FGS, co-financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Comércio Justo em Portugal, conhecer, compreender, problematizar (2015- 2018)
Este projeto visou reduzir o desconhecimento e a fraca adesão ao comércio justo em Portugal através da promoção de eventos públicos que proporcionaram o encontro e debate com produtores e produtoras do Sul geopolítico, bem como com figuras reconhecidas do movimento do Comércio Justo ao nível internacional. Realizaram-se também visitas de estudo e de interação com produtores e produtoras nacionais e produziram-se materiais informativos e pedagógicos sobre este campo de intervenção. Financiado pelo Camões - Instituto da Cooperação e Língua.
Jovens Embaixadores/as do Comércio Justo (2015 – 2018)
O projeto visou dotar alunos/as e professores/as do ensino secundário de competências e ferramentas temáticas, metodológicas e técnicas na área da Educação para a Cidadania Global, do Comércio Justo e do Consumo Responsável com vista a desenvolver capacidades de realização de ações de sensibilização junto dos seus pares. Juntou duplas Escolas / organizações de Comércio Justo de 3 países, Portugal (CIDAC e Escola Secundária José Gomes Ferreira), França (Artisans du Monde e Liceu Bel Orme) e Bélgica (Oxfam – Magasins du Monde e Institut Saint Roch). O projeto previu sessões regular de formação e debate sobre o Comércio Justo, a criação de lojas pedagógicas nas escolas, encontros europeus entre os vários participantes nos três países, debates com deputadas/os europeus assim como uma visita de estudo no Peru junto da cooperativa de produtores/as de café CECOVASA, parceira do projeto, e da Central de Cooperativas de Artesãos do Peru – CIAP.
Iniciativa com financiamento da União Europeia, através do dispositivo Erasmus+, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Mulheres+, valorização inclusiva e solidária da cultura guineense (2016 – 2018)
Centrado na capacitação das mulheres com vista ao reforço da sua independência económica, o projeto trabalhou sobre a tecelagem tradicional, nos seus diferentes aspetos, da produção à comercialização, passando pela transformação, bebendo de uma vasta tradição guineense, rica em técnicas, padrões e utilizações diversas do chamado “Pano de Pente”. O projeto interveio junto de grupos de mulheres em Bafatá, Cacheu, São Domingos e Bissau, através de ações de alfabetização e literacia económica, formação em técnicas de tecelagem e de reforço organizacional. Um apoio material foi também concretizado com a entrega de teares melhorados, de material de corte e costura, de lotes de matéria-prima, e da melhoria, quando necessário, dos seus espaços de trabalho. Um enfoque importante foi dado ao trabalho colaborativo e solidário entre os vários grupos e ao reforço da organização parceira Cabaz di Tera no domínio da economia solidária.
Projeto liderado pela ONG Cabaz di Tera, financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal (2016-2018)
Este projeto tem um antecedente, da responsabilidade da Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e do Centro de Estudos sobre África da Universidade do Porto (CEAUP). Chamava-se então Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal (2013-2016). Nesta segunda fase (2016-2018), que pretende aprofundar a anterior, reforçando a colaboração, no âmbito da ED, entre entidades cuja missão está centrada na investigação (as Instituições de Ensino Superior) e entidades cuja missão está centrada na ação (as Organizações da Sociedade Civil), o CIDAC juntou-se à equipa promotora. O principal financiador é o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais…
Pensar o Desenvolvimento: contribuição para a ação transformadora das OSC timorenses (2016-2018)
Com este projeto, CIDAC e FONGTIL (Forum ONG Timor Leste) procuram contribuir para a discussão em torno do papel das Organizações da Sociedade Civil, centrando-a na realidade timorense. Numa lógica de reforço entre atores, criam-se espaços de reflexão e debate, presenciais e virtuais, e dinamiza-se um Grupo de Acompanhamento constituído por homens e mulheres com um percurso reconhecido no setor, cujo papel, ao longo do tempo, é provocar e alimentar a partilha de experiências e reflexões. O cofinanciamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...
“Acima da Média! Descodificação dos Media ao serviço da cidadania global” (2014-2016)
O projeto “Acima da Média! Descodificação dos Media ao serviço da cidadania global” pretende dotar os jovens de capacidades para a descodificação dos Media na sua relação com o desenvolvimento, no sentido de contribuir para um melhor exercício da cidadania global. Para isto, irá criar e disponibilizar módulos e recursos pedagógicos sobre descodificação dos Media na sua relação com o desenvolvimento para quadros e voluntários de organizações de juventude ao nível nacional.
Desenvolvido, em parceria, pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Par – Respostas Sociais, o projeto pretende desenvolver a sua ação junto das associações juvenis em torno de 4 eixos – “saber ler a informação”, “princípios e valores nos Media”, “Media e desenvolvimento” e “ativismo e mobilização”. Por outro lado, espera dotá-las de competências em metodologias de formação nestas temáticas, assegurando um momento avançado da sua formação, com responsabilização das associações na conceção de cursos de descodificação dos Media destinados a jovens.
Cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude e ainda pela Federação Nacional de Associações Juvenis e da Câmara Municipal de Lisboa, através do Conselho Municipal de Juventude.
Bancos de Tempo e Comércio Justo: reforçando Outras Economias (2013-2015)
O projeto Bancos de Tempo e Comércio Justo: reforçando Outras Economias é coordenado pelo GRAAL e realizado em parceria com o CIDAC, envolve as equipas dinamizadoras e os membros dos Bancos de Tempo, bem como as comunidades onde se inserem, convidadas a pensar no modo como vivemos, a fazer uma análise crítica dos consumos e a procurar alternativas de produção, transformação, troca e consumo. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...
Co-construindo uma Rede de Educação para a Cidadania Global no meio escolar (2013-2015)
O processo para a constituição de uma Rede de Educação para a Cidadania Global (ECG) começou em 2012 e estendeu-se por 2013. No seguimento de uma colaboração que data de 2007, o projeto de apoio à estruturação da Rede nos seus dois primeiros anos de vida é realizado em conjunto pelo CIDAC e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), assumindo o primeiro a coordenação. Nele estão implicados as e os educadores/as que são participantes ativos da Rede ECG. O cofinanciamento principal é do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Mais...
Ahimatan ba Futuru
Redução da pobreza em Timor-Leste através do turismo de base comunitária (2010-2014)
Contribuir para a redução da pobreza em Timor-Leste através da promoção de capacidades locais para a criação de atividades geradoras de rendimento assentes na gestão sustentável dos recursos naturais é o objetivo geral deste projeto.
Que se propõe alcançá-lo, segundo a formulação do seu objetivo específico, através da criação de atividades de turismo de base comunitária, respeitadoras da biodiversidade e do capital paisagístico e cultural enquanto património coletivo com forte potencial económico, com vista ao aumento do rendimento e do nível de autonomia das populações vulneráveis de zonas rurais de Timor-Leste.