O Direito à Alimentação e à Soberania Alimentar

Olivier De Schutter
O Direito à Alimentação e à Soberania Alimentar
 
Durante a sua estada em Portugal Olivier De Schutter fez uma conferência na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 20 de maio de 2014. O vídeo desta conferência pode ser vista em baixo. Abordou entre outros temas: Os modelos de produção alimentares vigentes, as principais problemas dos sistemas alimentares actuais e alternativas.
Orientou também um seminário (a 19 de maio de 2014), que teve como temas: "A Revolução Verde e o modelo agrícola dominante", "Alternativas e agroecologia",
"Políticas e estratégias para a transição e obstáculos". A memória deste seminário, que, para além da síntese dos temas abordados, contém uma entrevista realizada a Olivier De Schutter que aborda os sistemas alimentares vigentes e alternativas pode ser consultado aqui.

Olivier De Schutter realizou também duas entrevistas, uma ao Jornal público intitulada “Os países precisam de recuperar a capacidade de se alimentarem” e outra entrevista à Agencia Lusa que pode ser lida aqui.

Antecedendo a chega de Oliver De Schutter a Portugal o CIDAC organizou um Círculo de Leitura, orientado por Carolina Leão, para debater os artigos; The New Green Revolution: How Twenty-First-Century Science Can Feed the World de Olivier De Schutter and Gaëtan Vanloqueren, Internacionalismo camponês - Esther Vivas e a Declaração de Nyélény da Via Campesina.
.

Olivier De Schutter foi Relator Especial da ONU para o Direito à Alimentação, atualmente é docente universitário na Université catholique de Louvain, esteve em Portugal a convite do CIDAC, no âmbito do projeto "Do Campo para o Prato, o Direito á Alimentação e à Soberania Alimentar em debate”.

 

Este projeto é cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem o apoio do jornal Público.

 

Ambos os vídeos da conferência proferida por Olivier De Schutter e a memória do Seminário encontram-se licenciados com uma licença Creative Commons BY-NC-ND, que permite a sua utilização, cópia, partilha e redistribuição. No entanto esta licença não permite a utilização destes materiais para fins comerciais.

 

Pode consultar mais dossiês de informação do CIDAC aqui.