Loja de Comércio Justo
Rua Tomás Ribeiro, n.º 9
2.ª a 6.ª feira: 10h30-19h00
Sábado: 10h00-14h00
loja[arroba]cidac.pt
Na Loja de Comércio Justo encontram-se produtos alimentares, de artesanato, de beleza e higiene e de limpeza, que fazem parte de uma cadeia / aliança entre consumidores/as e pequenos produtores e produtoras de África, da Ásia, da América Latina e também da Europa, em particular de Portugal.
Ao abrir uma Loja de Comércio Justo (CJ), em 2011, de um empenho persistente na divulgação em Portugal do que é o Comércio Justo, o objetivo foi o de “aliar o comércio a princípios de justiça, equidade e solidariedade" , comprovando na prática que esta é uma alternativa viável. Em 2021, celebrámos os dez anos da Loja, entre outros, com este pequeno vídeo.
Não se trata apenas da venda de produtos éticos, mas de promover uma cidadania que incentive a adoção de linhas mais consequentes de envolvimento na transformação do modelo de desenvolvimento a partir, entre outros aspetos, de uma escolha pelo Consumo Responsável.
Foi em 2012, no Dia Mundial do Comércio Justo, que se assinala anualmente no segundo sábado do mês de maio, que a Loja de CJ se tornou um ponto de entrega semanal de cabazes de frescos – frutas e legumes – associados à iniciativa PROVE.
A Loja de CJ também sai fora de portas. O CIDAC promove ou participa em bancas de venda de produtos de CJ em vários sítios.
Pelo facto de o Consumo Responsável ser hoje em dia uma exigência social e cultural, não só para as pessoas, como também para as entidades coletivas, o CIDAC dedica uma especial atenção ao consumo institucional.
