1ª etapa  DESVENDAR

Objetivo:  Introduzir a questão da automatização do trabalho

 

Dimensões a trabalhar: bem-estar das pessoas e das sociedades, justiça social, leitura crítica

Instruções ler informação específica sobre o módulo “ A Automatização do Trabalho” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.

Introdução à atividade

Tempo

3 min

A atividade vai ter vários passos, começando-se por dividir os e as participantes em pequenos grupos de 5 participantes.

Apresentação da etapa DESVENDAR

Tempo

10 min

Apresentar sucintamente o tema do recurso educativo, o subtema e o seu objetivo, utilizando o título do subtema: Que alterações provocam as máquinas no direito ao trabalho?

 

Explicar que este subtema é fundamental para entender as tendências do trabalho no presente e no futuro, embora não pretenda ser exaustivo.

 

O subtema vai ser desenvolvido em 3 etapas: DESVENDAR, APROFUNDAR e ATUAR, sempre através de dinâmicas de trabalho em grupo e debates coletivos, essenciais para chegar a algumas conclusões.

 

Dar a conhecer o objetivo da 1ª etapa, DESVENDAR, Introduzir a questão da automatização do trabalho: o que está a acontecer no presente, o impacto nas pessoas e na sociedade.

Atividade

Tempo

20 min

Materiais

  • Ficha de registo 1  “Lista de serviços automatizados e conclusões para cada pequeno grupo” (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)
  • Canetas ou marcadores

Pede-se que, em cada grupo, pensem em que setores económicos e áreas de trabalho é que se encontram mais serviços feito por máquinas (automatizados). De seguida, pedir que façam uma lista dos serviços automatizados que conhecem, pensando em aspetos positivos e negativos do ponto de vista dos consumidores e das consumidoras. Registam-nos na ficha de registo 1.

De seguida, os grupos partilham as listas elaboradas e juntam todos os serviços numa só lista.

Tempo

10 min

Materiais

  • Artigo traduzido “The Piggly Wiggly way” publicado em The Economist, 9 de maio de 2015 (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)

As e os participantes leem individualmente, nos pequenos grupos, a primeira parte do artigo “A estratégia Piggly Wiggly” (até “Os privilegiados e os pobres”), assinalando as principais ideias do articulista.

Tempo

30 min

Materiais

Ficha de registo 1 “Lista de serviços automatizados e conclusões”

Em cada grupo, as e os participantes relacionam as principais ideias da 1ª parte do artigo com os serviços listados no início da atividade e os respetivos aspetos positivos e negativos, registando as suas ideias na ficha de registo 1.

Tempo

Fora do espaço das atividades anteriores

 

Materiais

  • Ficha de registo 2 “Perguntas e respostas do inquérito” (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)

A partir da lista de serviços, pede-se a cada participante que faça um inquérito junto de 4 adultos/as conhecidos/as, perguntando que tipo de atendimento preferem – humano ou automatizado – em 3 serviços a que recorrem frequentemente e que ofereçam essa dupla possibilidade. Na ficha de registo 2, pedir que escrevam a pergunta que fizeram à/ao adulta/o; o tipo de serviço e o tipo de atendimento preferido.

Tempo

45 min

 

Materiais

  • Fichas de registo 2 preenchidas
  • Ficha de registo 1

Depois de realizados os inquéritos, voltando ao espaço das atividades, formar novamente os pequenos grupos. Em grupos, os e as participantes analisam as respostas obtidas nos inquéritos (quantitativa e qualitativamente) e comparam os resultados com as opiniões anteriormente identificadas pelo grupo, registando as conclusões na ficha de registo 1 (na última coluna).

Tempo

20 min

 

Materiais

  • Artigo traduzido “The Piggly Wiggly way” publicado em The Economist, 9 de maio de 2015 (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)
  • Folha de parede para registo das conclusões de cada grupo

As e os participantes leem nos seus grupos as conclusões (2 últimos parágrafos) do artigo “A estratégia Piggly Wiggly” e respondem a estas 3 perguntas, registando as conclusões numa folha e parede:

  • as conclusões do artigo focam causas ou consequências?
  • quais?
  • as conclusões do artigo focam o ponto de vista de quem?

Reflexão coletiva

Tempo

25 min

Materiais

  • Folha de parede de registo da reflexão coletiva

Discutem-se, agora ao nível do grande grupo, as conclusões dos vários pequenos grupos, registando-se as conclusões consensuais e as conclusões não consensuais (ambas a aprofundar na etapa seguinte), podendo utilizar-se a dinâmica dos “frutos verdes e maduros” (ver GUIA).

O educador ou a educadora chama a atenção para 3 aspetos mencionados no artigo, sobre os quais se reflete, registando-se as conclusões na folha de parede:

  • o número de serviços automatizados vai crescendo, que efeitos terá esse aumento sobre a vida das pessoas?
  • todas as pessoas têm acesso e direito a estes serviços?
  • os pontos de vista diferentes.

Sistematização

Tempo

15 min

Materiais

  • Post-its
  • Folha de parede de sistematização da etapa DESVENDAR. Escrever como título ou no meio “Automatização do trabalho”.

Terminada a atividade, o educador ou a educadora pede para que os e as participantes escrevam as principais ideias com que ficaram desta atividade, por exemplo, em palavras-chave ou pequenas expressões em post-its. Pedir, em particular, para que escrevam palavras ou expressões que, após, esta atividade, eles e elas relacionem com “automatização do trabalho”. Cola-os  numa folha de parede, que será utilizada posteriormente.

2ª etapa  APROFUNDAR

Objetivo: Compreender as causas e consequências da tendência da automatização do trabalho

 

Dimensões a trabalhar: Direito ao trabalho, trabalho digno, justiça social

Instruções ler informação específica sobre o módulo “ A Automatização do Trabalho” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.

Apresentação da etapa APROFUNDAR

Tempo

5 min

 

Relembra-se o conteúdo da sistematização da etapa anterior.

Explica-se que agora o desafio é não só saber o que é a automatização do trabalho, mas compreender o que ela significa – dar a conhecer o objetivo da 2ª etapa, APROFUNDAR: compreender as causas e consequências da tendência da automatização do trabalho.

Introdução à atividade

Explica-se brevemente que esta atividade se divide em dois momentos e em dois grupos. Um grupo irá fazer uma simulação de cerca de 10 a 15 minutos: os e as participantes vão colocar-se na pele de utentes e de trabalhadores e trabalhadoras de um “hotel do futuro” situado no Japão e experienciar a vivência da robótica neste contexto.

Um outro grupo irá tentar caracterizar um hotel em termos do seu funcionamento. E irá ser “observador” da simulação realizada pelo outro grupo.

A educadora ou o educador apoia ambas as atividades, quando necessário.

Para formar os grupos, a educadora ou o educador poderá perguntar quem gostaria ou se sente mais à vontade para estar num ou noutro grupo.

Grupo 1

Tempo

45 min

 

Materiais

  • Folha de parede: anotar as profissões que encontraram; as máquinas existentes e a sua função.
  • Autocolantes
  • Organizar a sala em 5 espaços: receção / corredores /  quarto de hotel / rua / plateia
  • Escrever em folhas de papel o nome das seguintes máquinas e colocar nos corredores:
  • Máquina de venda de comida/bebida/cafés/chás/roupas/sapatos/postais/lembranças do Japão/telemóveis/artigos de papelaria/livros
  • Máquinas para lavar e secar a  roupa/passar a ferro/lavar e secar loiça
  • Máquinas de jogos de todo o tipo

 

A educadora ou o educador pergunta aos e às participantes se já estiveram num hotel ou alojamento similar.

  • Onde é que foi?
  • Quem trabalhava no hotel?
  • Que profissões encontraram?
  • Havia máquinas? Quais? Para que serviam?

 

O grupo, de forma autónoma, vai registando as respostas às três questões  numa folha de parede, em colunas separadas. Esta informação será utilizada mais tarde.

 

De seguida, cada participante escolhe uma das profissões identificadas, escreve-a num autocolante e cola-a ao peito.

 

Quando terminar, este grupo ajuda a organizar a sala para a simulação e a montar os diferentes espaços.

Grupo 2

Tempo

45 min

 

Materiais

  • Guião da simulação (Descarregar na pasta Materiais de Preparação) – 8 cópias

Explica-se brevemente a atividade de simulação: os e as participantes vão colocar-se na pele de utentes e de trabalhadores e trabalhadoras de um “hotel do futuro” situado no Japão e experienciar a vivência da robótica neste contexto

São necessários/as 8 participantes, que irão representar:

  • uma família (2 pais + 2 crianças) – 4 participantes
  • os empregados do hotel que são robôs (rececionista e mordomo) - 2 participantes
  • 2 crianças vizinhas do hotel – 2 participantes

Entregam-se cópias do guião da simulação a cada participante. Dar algum tempo para que cada pessoa leia e se aproprie do seu papel. O guião serve apenas como inspiração. Cada pessoa e, em grupo, poderão adaptar os diálogos sugeridos.

 

Tempo

20min

 

Realiza-se a simulação.

O outro grupo observa a representação, a partir e considerando a profissão que escolheu.

Atividade

Tempo

10 min

 

Materiais

  • Utilizar a sala para organizar 5 espaços:
  • Receção / corredores/  quarto de hotel / rua /plateia
  • Escrever em folhas de papel o nome das máquinas e colocar nos corredores
  • Autocolantes.

Divide-se as e os participantes em 3 grupos para representarem:

  • uma família (pais + 2 crianças) – 4 participantes
  • os empregados do hotel, no Japão, que são robots (rececionista / mordomo) - 2 participantes
  • 2 crianças vizinhas do hotel - 2 participantes

 

A cada um e cada uma dos restantes participantes serão atribuídas as profissões que foram identificadas na etapa anterior, ficando cada pessoa com um autocolante no peito onde está escrita qual a profissão que adotou. O papel deste grupo de profissionais será observar a representação para no final ser discutida entre todo o grupo.

Tempo

5 min

Materiais

  • Fichas de personagem

Entregam-se  as fichas de personagem a cada grupo. Dar algum tempo para que cada pessoa leia e se aproprie do seu papel.

 

Atenção que, à exceção dos robots, as e os participantes devem construir os seus diálogos, seguindo as indicações que são dadas nas fichas de personagem.

Tempo

20 min

Tempo

20 min

Realiza-se a simulação.

Reflexão coletiva

Tempo

30 min

Materiais

  • Computador e projetor
  • Artigo traduzido "Inside Japan’s first robot-staffed hotel" publicado em The Guardian, 14 de agosto de 2015 (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)

Ambos, os e as participantes que fizeram a simulação e os e as restantes que observaram a partir dos “olhos” das profissões escolhidas, discutem o que acabaram de experienciar durante a simulação. Este diálogo-análise pode ser orientado por perguntas como:

 

  • O que aconteceu durante a simulação?
  • O que cada um e cada uma sentiu ao fazer o seu personagem?
  • O que pensaram os “profissionais observadores” do enredo a que acabaram de assistir? O que lhes pareceu mais importante? Qual o seu lugar neste tipo de hotel?
  • Por que é que existe este tipo de hotéis?
  • O que acham de um hotel onde não existem pessoas a trabalhar?
  • Pensam que algum dia poderá haver um hotel assim?

 

Explicar em seguida que existe mesmo um hotel assim no Japão - projetar o vídeo “Japan’s robot hotel”  (14’ 48’’),  ler coletivamente o artigo e continuar a discussão.

 

  • Os robôs são ou não inteligentes?
  • Onde são feitas todas estas máquinas? Por quem? Em que condições? Com que matérias-primas?
  • Onde (em que países, regiões) é que existem empresas, hotéis ou outros, com robots ou outros serviços automatizados?
  • Quem beneficia com a robotização? Em que termos?
  • Os robôs substituem que tipo de trabalhos?
  • Que consequências positivas podemos enumerar? Para quem?
  • Existem consequências negativas? Para quem?
  • Somos nós que trabalhamos para as máquinas ou são as máquinas que trabalham para nós?
  • E em relação à sustentabilidade ambiental, que consequências?

Sistematização

Tempo

15 min

Materiais

  • Post-its
  • Folha de parede de sistematização da etapa APROFUNDAR, com palavra “Robotização do trabalho” no meio.
  • Caderno de apontamentos para a educadora ou o educador ir apontando as ideias mais importantes da conversa.

Terminada a atividade, o educador ou a educadora pede para que os e as participantes escrevam as principais ideias com que ficaram desta atividade, por exemplo, em palavras-chave ou pequenas expressões, em post-its. Pedir, em particular, para que escrevam palavras ou expressões que relacionam com “robotização do trabalho”.

Os e as participantes leem e colam-nos numa folha de parede, que será utilizada posteriormente. O objetivo é que, dessa leitura e momento dialogado, se consolidem alguns conceitos sobre esta problemática.

O educador ou a educadora vai apontando e registando.

 

3ª etapa  ATUAR

Objetivo: Tomar a decisão de agir a partir do conhecimento, da reflexão, do posicionamento e das escolhas

Dimensões a trabalhar: Pensamento crítico, justiça social, capacidade de posicionamento

Instruções ler informação específica sobre o módulo “ A Automatização do Trabalho no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.

Apresentação da etapa ATUAR

Tempo

15 min

Materiais

  • Apresentação de slides preparada pelo educador ou educadora, com a sistematização das sessões anteriores. Incluir, no fim, as  citações da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Organização Internacional do Trabalho sobre o direito ao trabalho e o trabalho digno (ver GUIA).

Relembra-se o conteúdo da sistematização das duas etapas anteriores, estruturada a partir destes três pontos:

  • descrição da problemática da automatização e robotização, por exemplo, que consequências tem sobre o trabalho, efeitos sobre a vida quotidiana das pessoas, entre outros;
  • causas da problemática identificadas;
  • consequências da problemática identificadas.

 

Pergunta-se se, perante as conclusões a que chegaram, é importante cada pessoa tomar consciência das implicações que têm, para si e para outros, as realidades que descobriu e se isso a impele fazer alguma coisa a esse respeito.

Dar a conhecer o objetivo da 3ª etapa,  ATUAR: tomar a decisão de agir a partir do conhecimento, da reflexão, do posicionamento e das escolhas.

Introdução à atividade

Tempo

15 min

Materiais

  • Computador e projetor

Lembra-se que, para atuar, é preciso conhecer a problemática e refletir sobre ela de modo a que se possa fazer uma escolha no sentido de agir – e, nesse caso, como – ou de não agir.

 

Propõe-se que comentem criticamente a síntese apresentada e que façam modificações, para que o grupo se reveja no relato do caminho percorrido.

 

De seguida, e tendo como base algumas citações da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Organização Internacional do Trabalho sobre o direito ao trabalho e o trabalho digno, o educador ou educadora conduzem a discussão do grupo de modo a que os e as participantes formulem um posicionamento face ao tema. Gostariam ou não de fazer algo? O quê? Porquê?

Atividade

Tempo

20 min

Materiais

  • Artigos (Descarregar na pasta Materiais de Preparação):

 “Cuatro comunidades prohíben las gasolineras que no tienen personal”, publicado em El País, 6.02.15

 “A questão não é o RBI, mas que RBI?” publicado no Público, 7.04.17

“Os robôs devem servir os humanos mas podem vir a pagar segurança social” publicado no site SAPO21, 1.02.17

  • Folhas A5 para os grupos escreverem as suas reflexões

As e os participantes dividem-se em 3 grupos e em cada grupo leem, individualmente, um dos 3 artigos nos quais se apresentam e discutem soluções para problemas relacionados com as consequências da automatização do trabalho. Pede-se para que cada grupo identifique essas soluções, discuta-as e as registe numa folha A5. No fim, escolhem um ou uma porta-voz para dar a conhecer aos outros e outras participantes o tema sobre o qual esteve a trabalhar, a partir destas duas indicações: (1) qual era o problema? (2) qual era a solução apresentada?

Reflexão coletiva

Tempo

20 min

Materiais

  • Folha de parede para escrever os problemas e as soluções identificadas por cada grupo.
  • Ficha com as regras do “debate volante” (ver GUIA)
  • Folha de parede de sistematização da etapa ATUAR.

No grande grupo, cada porta-voz tem 3 minutos para explicitar o trabalho feito no seu grupo. Numa folha de parede, a educadora ou o educador escreve, em duas colunas, quais os problemas e as soluções identificadas por cada grupo.

De seguida, o grande grupo escolhe, por consenso, um dos problemas e a respetiva solução apresentada no artigo para organizar um “debate volante” entre as e os participantes: “quem concorda, quem não concorda”?

Sistematização

Tempo

15 min

Materiais

  • Folha de parede para registar as motivações.

No fim do debate, o educador ou a educadora coloca a questão: “quem está disposto a escolher agir para fazer avançar cada uma das opções e porquê”? (sendo que a não ação também é uma escolha). Registar a síntese da reflexão coletiva e as motivações numa folha de parede.

Proposta de ação

Tempo

45 min

A educadora ou educador dá sugestões de ações conjuntas que poderá levar a cabo para transmitir a outras pessoas, dentro da escola, o que retiveram como mais importante ou interessante deste percurso. Por exemplo, peças de comunicação como um artigo, um rap ou outro estilo de música, um poster, uma banda desenhada, uma dramatização, uma carta, etc., adaptada a um ou mais públicos concretos existentes (colegas, professoras e professores, assistentes operacionais, encarregados e encarregadas de educação...).

Será também interessante que quem de alguma forma participou na atividade (por exemplo, quem respondeu ao inquérito) possa ter conhecimento das conclusões que ela proporcionou.

O texto, poster ou outro poderão ser elaborados a partir de uma frase proposta por cada participante sobre a problemática.

Todos os materiais produzidos durante as atividades (artigos, folhas de parede, apresentação digital, fichas de recolha de dados) podem ser mobilizadas para esta ação.

4ª etapa  AVALIAR A ATIVIDADE

Objetivo: Aprender com a atividade realizada, para melhorar atividades futuras

Materiais

  • Folhas A5 de 3 cores diferentes em número suficiente para todos e todas
  • Computador e projetor

Explicar que avaliar atividades, quaisquer que elas sejam, é importante no sentido de melhorar atividades futuras. É igualmente importante que todas as pessoas participantes na atividade deem a sua opinião.

Distribuem-se aos e às participantes 3 folhas A5, cada uma de cor diferente. Na de cor A pede-se que se escrevam os 3 aspetos de que mais gostaram; na de cor B os 3 aspetos que deveriam ser modificados em futuras ocasiões; e na de cor C o que se gostaria de saber mais sobre a problemática trabalhada.

No fim, fazer a síntese das respostas e preparar um curto documento com recomendações para partilhar.

5ª etapa  PARTILHAR OS RESULTADOS DA ATIVIDADE

Objetivo: Fazer chegar a quem possa interessar, nomeadamente às duas organizações promotoras do recurso educativo, um resumo final da atividade, para facilitar melhoramentos futuros e a divulgação do recurso

Este resumo poderá incluir a apresentação de quem realizou a atividade, a peça de comunicação elaborada, algumas fotografias e as recomendações resultantes do exercício de avaliação. As duas organizações poderão difundir estes elementos junto de espaços mais amplos, sempre no âmbito da Educação para a Cidadania Global.