Instruções ler informação específica sobre o módulo “ A Automatização do Trabalho” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.
Introdução à atividade
Tempo
3 min
A atividade vai ter vários passos, começando-se por dividir os e as participantes em pequenos grupos de 5 participantes.
Apresentação da etapa DESVENDAR
Tempo
10 min
Apresentar sucintamente o tema do recurso educativo, o subtema e o seu objetivo, utilizando o título do subtema: Que alterações provocam as máquinas no direito ao trabalho?
Explicar que este subtema é fundamental para entender as tendências do trabalho no presente e no futuro, embora não pretenda ser exaustivo.
O subtema vai ser desenvolvido em 3 etapas: DESVENDAR, APROFUNDAR e ATUAR, sempre através de dinâmicas de trabalho em grupo e debates coletivos, essenciais para chegar a algumas conclusões.
Dar a conhecer o objetivo da 1ª etapa, DESVENDAR, Introduzir a questão da automatização do trabalho: o que está a acontecer no presente, o impacto nas pessoas e na sociedade.
Atividade
Tempo
20 min
Materiais
Pede-se que, em cada grupo, pensem em que setores económicos e áreas de trabalho é que se encontram mais serviços feito por máquinas (automatizados). De seguida, pedir que façam uma lista dos serviços automatizados que conhecem, pensando em aspetos positivos e negativos do ponto de vista dos consumidores e das consumidoras. Registam-nos na ficha de registo 1.
De seguida, os grupos partilham as listas elaboradas e juntam todos os serviços numa só lista.
Tempo
10 min
Materiais
As e os participantes leem individualmente, nos pequenos grupos, a primeira parte do artigo “A estratégia Piggly Wiggly” (até “Os privilegiados e os pobres”), assinalando as principais ideias do articulista.
Tempo
30 min
Materiais
Ficha de registo 1 “Lista de serviços automatizados e conclusões”
Em cada grupo, as e os participantes relacionam as principais ideias da 1ª parte do artigo com os serviços listados no início da atividade e os respetivos aspetos positivos e negativos, registando as suas ideias na ficha de registo 1.
Tempo
Fora do espaço das atividades anteriores
Materiais
A partir da lista de serviços, pede-se a cada participante que faça um inquérito junto de 4 adultos/as conhecidos/as, perguntando que tipo de atendimento preferem – humano ou automatizado – em 3 serviços a que recorrem frequentemente e que ofereçam essa dupla possibilidade. Na ficha de registo 2, pedir que escrevam a pergunta que fizeram à/ao adulta/o; o tipo de serviço e o tipo de atendimento preferido.
Tempo
45 min
Materiais
Depois de realizados os inquéritos, voltando ao espaço das atividades, formar novamente os pequenos grupos. Em grupos, os e as participantes analisam as respostas obtidas nos inquéritos (quantitativa e qualitativamente) e comparam os resultados com as opiniões anteriormente identificadas pelo grupo, registando as conclusões na ficha de registo 1 (na última coluna).
Tempo
20 min
Materiais
As e os participantes leem nos seus grupos as conclusões (2 últimos parágrafos) do artigo “A estratégia Piggly Wiggly” e respondem a estas 3 perguntas, registando as conclusões numa folha e parede:
Reflexão coletiva
Tempo
25 min
Materiais
Discutem-se, agora ao nível do grande grupo, as conclusões dos vários pequenos grupos, registando-se as conclusões consensuais e as conclusões não consensuais (ambas a aprofundar na etapa seguinte), podendo utilizar-se a dinâmica dos “frutos verdes e maduros” (ver GUIA).
O educador ou a educadora chama a atenção para 3 aspetos mencionados no artigo, sobre os quais se reflete, registando-se as conclusões na folha de parede:
Sistematização
Tempo
15 min
Materiais
Terminada a atividade, o educador ou a educadora pede para que os e as participantes escrevam as principais ideias com que ficaram desta atividade, por exemplo, em palavras-chave ou pequenas expressões em post-its. Pedir, em particular, para que escrevam palavras ou expressões que, após, esta atividade, eles e elas relacionem com “automatização do trabalho”. Cola-os numa folha de parede, que será utilizada posteriormente.
Instruções ler informação específica sobre o módulo “ A Automatização do Trabalho” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.
Apresentação da etapa APROFUNDAR
Tempo
5 min
Relembra-se o conteúdo da sistematização da etapa anterior.
Explica-se que agora o desafio é não só saber o que é a automatização do trabalho, mas compreender o que ela significa – dar a conhecer o objetivo da 2ª etapa, APROFUNDAR: compreender as causas e consequências da tendência da automatização do trabalho.
Introdução à atividade
Explica-se brevemente que esta atividade se divide em dois momentos e em dois grupos. Um grupo irá fazer uma simulação de cerca de 10 a 15 minutos: os e as participantes vão colocar-se na pele de utentes e de trabalhadores e trabalhadoras de um “hotel do futuro” situado no Japão e experienciar a vivência da robótica neste contexto.
Um outro grupo irá tentar caracterizar um hotel em termos do seu funcionamento. E irá ser “observador” da simulação realizada pelo outro grupo.
A educadora ou o educador apoia ambas as atividades, quando necessário.
Para formar os grupos, a educadora ou o educador poderá perguntar quem gostaria ou se sente mais à vontade para estar num ou noutro grupo.
Grupo 1
Tempo
45 min
Materiais
A educadora ou o educador pergunta aos e às participantes se já estiveram num hotel ou alojamento similar.
O grupo, de forma autónoma, vai registando as respostas às três questões numa folha de parede, em colunas separadas. Esta informação será utilizada mais tarde.
De seguida, cada participante escolhe uma das profissões identificadas, escreve-a num autocolante e cola-a ao peito.
Quando terminar, este grupo ajuda a organizar a sala para a simulação e a montar os diferentes espaços.
Grupo 2
Tempo
45 min
Materiais
Explica-se brevemente a atividade de simulação: os e as participantes vão colocar-se na pele de utentes e de trabalhadores e trabalhadoras de um “hotel do futuro” situado no Japão e experienciar a vivência da robótica neste contexto
São necessários/as 8 participantes, que irão representar:
Entregam-se cópias do guião da simulação a cada participante. Dar algum tempo para que cada pessoa leia e se aproprie do seu papel. O guião serve apenas como inspiração. Cada pessoa e, em grupo, poderão adaptar os diálogos sugeridos.
Tempo
20min
Realiza-se a simulação.
O outro grupo observa a representação, a partir e considerando a profissão que escolheu.
Atividade
Tempo
10 min
Materiais
Divide-se as e os participantes em 3 grupos para representarem:
A cada um e cada uma dos restantes participantes serão atribuídas as profissões que foram identificadas na etapa anterior, ficando cada pessoa com um autocolante no peito onde está escrita qual a profissão que adotou. O papel deste grupo de profissionais será observar a representação para no final ser discutida entre todo o grupo.
Tempo
5 min
Materiais
Entregam-se as fichas de personagem a cada grupo. Dar algum tempo para que cada pessoa leia e se aproprie do seu papel.
Atenção que, à exceção dos robots, as e os participantes devem construir os seus diálogos, seguindo as indicações que são dadas nas fichas de personagem.
Tempo
20 min
Tempo
20 min
Reflexão coletiva
Tempo
30 min
Materiais
Ambos, os e as participantes que fizeram a simulação e os e as restantes que observaram a partir dos “olhos” das profissões escolhidas, discutem o que acabaram de experienciar durante a simulação. Este diálogo-análise pode ser orientado por perguntas como:
Explicar em seguida que existe mesmo um hotel assim no Japão - projetar o vídeo “Japan’s robot hotel” (14’ 48’’), ler coletivamente o artigo e continuar a discussão.
Sistematização
Tempo
15 min
Materiais
Terminada a atividade, o educador ou a educadora pede para que os e as participantes escrevam as principais ideias com que ficaram desta atividade, por exemplo, em palavras-chave ou pequenas expressões, em post-its. Pedir, em particular, para que escrevam palavras ou expressões que relacionam com “robotização do trabalho”.
Os e as participantes leem e colam-nos numa folha de parede, que será utilizada posteriormente. O objetivo é que, dessa leitura e momento dialogado, se consolidem alguns conceitos sobre esta problemática.
O educador ou a educadora vai apontando e registando.
Instruções ler informação específica sobre o módulo “ A Automatização do Trabalho” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.
Apresentação da etapa ATUAR
Tempo
15 min
Materiais
Relembra-se o conteúdo da sistematização das duas etapas anteriores, estruturada a partir destes três pontos:
Pergunta-se se, perante as conclusões a que chegaram, é importante cada pessoa tomar consciência das implicações que têm, para si e para outros, as realidades que descobriu e se isso a impele fazer alguma coisa a esse respeito.
Dar a conhecer o objetivo da 3ª etapa, ATUAR: tomar a decisão de agir a partir do conhecimento, da reflexão, do posicionamento e das escolhas.
Introdução à atividade
Tempo
15 min
Materiais
Lembra-se que, para atuar, é preciso conhecer a problemática e refletir sobre ela de modo a que se possa fazer uma escolha no sentido de agir – e, nesse caso, como – ou de não agir.
Propõe-se que comentem criticamente a síntese apresentada e que façam modificações, para que o grupo se reveja no relato do caminho percorrido.
De seguida, e tendo como base algumas citações da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Organização Internacional do Trabalho sobre o direito ao trabalho e o trabalho digno, o educador ou educadora conduzem a discussão do grupo de modo a que os e as participantes formulem um posicionamento face ao tema. Gostariam ou não de fazer algo? O quê? Porquê?
Atividade
Tempo
20 min
Materiais
“Cuatro comunidades prohíben las gasolineras que no tienen personal”, publicado em El País, 6.02.15
“A questão não é o RBI, mas que RBI?” publicado no Público, 7.04.17
“Os robôs devem servir os humanos mas podem vir a pagar segurança social” publicado no site SAPO21, 1.02.17
As e os participantes dividem-se em 3 grupos e em cada grupo leem, individualmente, um dos 3 artigos nos quais se apresentam e discutem soluções para problemas relacionados com as consequências da automatização do trabalho. Pede-se para que cada grupo identifique essas soluções, discuta-as e as registe numa folha A5. No fim, escolhem um ou uma porta-voz para dar a conhecer aos outros e outras participantes o tema sobre o qual esteve a trabalhar, a partir destas duas indicações: (1) qual era o problema? (2) qual era a solução apresentada?
Reflexão coletiva
Tempo
20 min
Materiais
No grande grupo, cada porta-voz tem 3 minutos para explicitar o trabalho feito no seu grupo. Numa folha de parede, a educadora ou o educador escreve, em duas colunas, quais os problemas e as soluções identificadas por cada grupo.
De seguida, o grande grupo escolhe, por consenso, um dos problemas e a respetiva solução apresentada no artigo para organizar um “debate volante” entre as e os participantes: “quem concorda, quem não concorda”?
Sistematização
Tempo
15 min
Materiais
No fim do debate, o educador ou a educadora coloca a questão: “quem está disposto a escolher agir para fazer avançar cada uma das opções e porquê”? (sendo que a não ação também é uma escolha). Registar a síntese da reflexão coletiva e as motivações numa folha de parede.
Proposta de ação
Tempo
45 min
A educadora ou educador dá sugestões de ações conjuntas que poderá levar a cabo para transmitir a outras pessoas, dentro da escola, o que retiveram como mais importante ou interessante deste percurso. Por exemplo, peças de comunicação como um artigo, um rap ou outro estilo de música, um poster, uma banda desenhada, uma dramatização, uma carta, etc., adaptada a um ou mais públicos concretos existentes (colegas, professoras e professores, assistentes operacionais, encarregados e encarregadas de educação...).
Será também interessante que quem de alguma forma participou na atividade (por exemplo, quem respondeu ao inquérito) possa ter conhecimento das conclusões que ela proporcionou.
O texto, poster ou outro poderão ser elaborados a partir de uma frase proposta por cada participante sobre a problemática.
Todos os materiais produzidos durante as atividades (artigos, folhas de parede, apresentação digital, fichas de recolha de dados) podem ser mobilizadas para esta ação.
Materiais
Explicar que avaliar atividades, quaisquer que elas sejam, é importante no sentido de melhorar atividades futuras. É igualmente importante que todas as pessoas participantes na atividade deem a sua opinião.
Distribuem-se aos e às participantes 3 folhas A5, cada uma de cor diferente. Na de cor A pede-se que se escrevam os 3 aspetos de que mais gostaram; na de cor B os 3 aspetos que deveriam ser modificados em futuras ocasiões; e na de cor C o que se gostaria de saber mais sobre a problemática trabalhada.
No fim, fazer a síntese das respostas e preparar um curto documento com recomendações para partilhar.
Este resumo poderá incluir a apresentação de quem realizou a atividade, a peça de comunicação elaborada, algumas fotografias e as recomendações resultantes do exercício de avaliação. As duas organizações poderão difundir estes elementos junto de espaços mais amplos, sempre no âmbito da Educação para a Cidadania Global.
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