Instruções Ler informação específica sobre o módulo “Trabalho e Migrações” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.
Apresentação da etapa DESVENDAR
Tempo
5 min
Materiais
Apresentar sucintamente o tema do recurso educativo, o subtema e o seu objetivo, utilizando o título do subtema: Trabalho e migrações – teremos todos e todas os mesmos direitos?.
Explicar que o subtema vai ser dinamizado em 3 etapas – DESVENDAR, APROFUNDAR e ATUAR -, sempre através de dinâmicas de trabalho em grupo, debates e outras metodologias mais ativas.
Dar a conhecer o objetivo da 1.ª etapa - DESVENDAR: conhecer os contextos de migrações e migrantes e refletir sobre o que os e as motiva a procurar outros países para viver e trabalhar.
Introdução à atividade
Tempo
15 min
Materiais
Informar os e as participantes que vestirão a pele de migrantes que estão a entrar no país de destino X (a escolher de acordo com o contexto) e procuram trabalho.
Perguntar quais as razões pelas quais as pessoas migram e, a partir das contribuições, promover um pequeno debate onde se possam enumerar 3 razões essenciais: conflitos armados, questões económicas e razões climatéricas.
Informar que, nesse país existe um júri que avalia as possibilidades de trabalho para quem chega. Os e as migrantes terão que provar, perante este júri, porque é que é justo e legítimo trabalharem no país com qualidade de vida e direitos de cidadania. Para tal, terão de pensar num conjunto de argumentos (ex.: onde poderão trabalhar, como poderão contribuir para a sociedade/país/cidade, etc.).
Dividir os e as participantes em 4 pequenos grupos, utilizando etiquetas com simbologia ligada ao tema:
- Migrantes de guerra
- Migrantes económicos
- Migrantes climáticos
- Júri* composto por observadores ou observadoras governamentais
Entregar uma etiqueta a cada participante, explicando que estas pertencem a 4 temas e pedir que se juntem aos e às participantes com o mesmo tema. Questionar sobre o que acham que representam os símbolos das etiquetas.
Após identificarem os papéis, o educador ou a educadora propõe que, em silêncio, pensem como representarão o seu papel. Para ajudar a reflexão, durante cerca de 2 minutos, dá algumas orientações com o objetivo de “irem vestindo a sua personagem” (ex.: imaginem o que é que aconteceu, as razões pelas quais migraram, o que é que tiveram de deixar para trás, como é que chegaram a este país, se foi fácil a viagem, como é o vosso dia-a-dia actualmente, etc.; no caso do júri: pensem no vosso dia-a-dia no trabalho, nas decisões que têm de tomar, se é fácil, etc.).
* O júri será constituído por 3 participantes. Durante o tempo destinado ao trabalho em grupo, cada membro do júri será observador ou observadora governamental num dos 3 grupos e não deve intervir na discussão, apenas escutar ou tirar notas. Mais tarde, estas notas serão importantes para tomar a decisão de quem terá o direito de trabalhar no país.
Atividade
Tempo
30 min
Materiais
Distribuir excertos de diferentes textos jornalísticos a cada grupo, para lerem com atenção e apoiarem a reflexão sobre os argumentos. Cada participante do grupo terá uma cópia da notícia e deverá lê-la tendo em consideração o que lhes foi pedido: provarem que é justo e legítimo trabalharem neste país.
De seguida, partilham entre si as conclusões, organizam as ideias e transcrevem os argumentos para uma folha de parede.
Durante esse momento, os e as participantes do júri estão distribuídos pelos grupos enquanto observadores ou observadoras governamentais.
Tempo
30 min
Materiais
Informar que, cada grupo:
- terá de escolher o ou a porta-voz para apresentar ao júri as suas razões para trabalharem no país;
- terá 5 minutos para apresentar o cartaz.
Pedir a cada grupo que apresente as suas razões.
O júri, composto pelos 3 participantes que foram observadores ou observadoras no momento anterior, depois de ouvir os argumentos de todos os grupos, sai da sala e tem 5 minutos para decidir qual o grupo que ganha o direito a trabalhar no país e escolher os argumentos para fundamentar a decisão.
Enquanto o júri se reúne, os grupos são convidados pelo educador ou educadora a completarem o seu cartaz, caso necessitem, e a afixarem-no na parede ou noutro espaço adequado.
A dinâmica termina com a exposição da decisão do júri e das suas razões.
Reflexão coletiva
Tempo
30 min
Materiais
Terminada a atividade de simulação, convidar os e as participantes a despir o seu personagem, a sentarem-se, de preferência em roda, de modo a que todos e todas tenham contacto visual, e:
1.ª parte – Conduzir uma conversa com o grupo focada no que sentiram. Perguntas orientadoras:
2ª parte – O educador ou a educadora continua a conversa mas focando agora nos conteúdos. Perguntas orientadoras:
Sistematização
Tempo
20 min
Materiais
Terminada a discussão em plenário, o educador ou a educadora reúne as ideias que foram surgindo e faz uma sistematização dos conteúdos a reter com esta atividade, com o apoio da pasta de materiais.
Ideias orientadoras para concluir a etapa:
Instruções Ler informação específica sobre o módulo “Trabalho e Migrações” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.
Apresentação da etapa APROFUNDAR
Tempo
10min
Materiais
Relembrar brevemente a etapa anterior (DESVENDAR), e aproveitando as conclusões e as dúvidas explicar que o tema vai ser agora continuado e aprofundado na 2.ªetapa - APROFUNDAR, cujo objetivo é: relacionar movimentos migratórios forçados e as suas relações com o trabalho, com causas estruturais da pobreza e desigualdades extremas a nível global.
Introdução à atividade
Tempo
5 min
Materiais
Informar que o grupo vai simular uma “luta pela riqueza e pelo poder”*
Esta simulação divide-se em três partes:
parte 1 – a luta;
parte 2 – as doações;
parte 3 – criação de justiça económica.
Notas importantes para a atividade
- O espaço da simulação deve estar desocupado, sem cadeiras e mesas.
- O educador ou a educadora coloca de lado 20 moedas e distribui aleatoriamente a 4/5 pessoas.
- A outras 4 pessoas dá um par de meias a cada, informando que têm de pôr as meias nas mãos e mantê-las durante todo o jogo.
- As discussões ou as questões deverão ser remetidas para a reflexão coletiva.
- Fixa a tabela na parede para registar a riqueza dos e das participantes.
Atividade
Tempo
15 min
Materiais
Parte 1: A luta
Explicar que o objetivo do jogo é obter o número máximo de moedas e que existe apenas uma regra: nenhum ou nenhuma participante pode tocar em alguém em qualquer momento do jogo. Depois, pedir ao grupo que se sente no chão ou numa mesa criando uma grande roda (de maneira que tenham espaço suficiente para jogar).
Espalhar todas as moedas livremente no meio do círculo.
Depois da palavra “partida!”, devem apanhar tantas moedas quanto possível. Provavelmente, esta fase não durará mais do que 2 minutos!
Após terem apanhado todas as moedas, pedir que digam quão ricos estão ao resto do grupo. Na tabela da riqueza, anotar o nome e o número de moedas que cada um e uma tem.
Explicar que estas moedas representam a sua riqueza e o seu poder no mundo. O valor que possuem está diretamente relacionado com a sua capacidade de satisfazer as suas necessidades (ex.: alimentação, alojamento, saúde e educação básica) e os seus desejos (ex.: ensino superior, carros, computadores, brinquedos, televisões, férias e alguns itens de luxo). As implicações são as seguintes:
Tempo
10 min
Materiais
Parte 2: Doações
Informar os e as participantes que, se quiserem, podem dar moedas às outras pessoas. No entanto, não é obrigatório que o façam. Dizer-lhes que quem partilhar moedas irá entrar no “Quadro de honra dos doadores e das doadoras”.
Dar 2-3 minutos para redistribuir as moedas.
Pedir os nomes de quem doou moedas e a quantidade de moedas doadas, escrevendo-o no “Quadro de honra dos doadores e das doadoras”.
Se alguém mudou de categoria como resultado de dar ou de receber moedas, o educador ou a educadora escreve estas alterações na tabela com uma seta.
Tempo
30 min
Materiais
Parte 3: Criação da justiça económica
Dividir os e as participantes em 3 grupos de acordo com as moedas que têm (“muita riqueza e poder”, “alguma riqueza e poder”, “pouca riqueza e poder”).
Colocam-se os grupos em espaços com diferentes condições, criando-se a sensação de privilégio e de desfavorecimento, de modo a recriar e vivenciar diferenças estruturais na sociedade ligadas à riqueza e poder. Por exemplo:
Distribuir marcadores e folhas de parede, dando a cada grupo a tarefa de criar um plano para a distribuição justa das moedas (a riqueza do mundo) de maneira a diminuir a diferença entre as várias categorias de riqueza e de poder. Todos os planos de ação devem:
- explicar o que é preciso fazer (se acharem que é preciso fazer alguma coisa);
- descrever o que o grupo decidiu fazer e porquê;
- demonstrar de que forma é que o plano é justo.
Dar 10 minutos para criarem os seus planos, explicando que não é preciso aprofundar muito, sendo suficiente identificar as ações a fazer para abordar o problema da pobreza.
Pedir a cada grupo que nomeie um ou uma porta-voz para explicar o plano e para responder a questões. Também podem ser dadas condições diferentes em termos do tempo que têm para apresentar as suas propostas.
Anunciar que haverá uma votação para decidir que plano adotar. A distribuição dos votos será a seguinte:
- cada participante no grupo “muita riqueza e poder” tem direito a 5 votos;
- cada participante no grupo “algum riqueza e poder” tem direito a 2 votos;
- cada participante no grupo “pouca riqueza e poder“ tem direito a meio voto.
Registar os votos que cada plano recebeu na cartolina, anunciando que plano vai ser implementado.
Reflexão coletiva
Tempo
30 min
Materiais
Terminada a atividade de simulação, convidar os e as participantes a despir o seu personagem, a sentarem-se, de preferência em roda, de modo a que todos e todas tenham contacto visual, e:
1ª parte – Conduzir uma conversa com o grupo focada no que sentiram. Perguntas orientadoras:
2ª parte – Continuar a conversa mas focada agora nos conteúdos. Perguntas orientadoras:
Sistematização
Tempo
20 min
Materiais
Terminada a discussão em plenário, o educador ou a educadora reúne as ideias que foram surgindo e faz uma sistematização dos conteúdos a reter com esta atividade, com o apoio da pasta de materiais.
Ideias orientadoras para concluir a etapa:
3ª etapa ATUAR
Objetivo: Entender que a participação faz parte da cidadania global e promove a transformação de situações de injustiça social, incluindo a equidade no acesso ao trabalho e na mobilidade de pessoas.
Dimensões a trabalhar: Reflexão crítica, participação, cidadania global, partilha e empatia.
Instruções Ler informação específica sobre o módulo “Trabalho e Migrações” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.
Apresentação da etapa ATUAR
Tempo
10 min
Materiais
Dinamizar uma reflexão coletiva sobre as conclusões das etapas anteriormente percorridas (DESVENDAR e APROFUNDAR), recorrendo às sistematizações dessas etapas.
Estimulando a participação do grupo, estruturar e organizar as várias contribuições nas seguintes dimensões:
Perguntar se, perante as conclusões a que se chegou, é importante cada um e uma tomar consciência das implicações que têm, para si e para outros e outras, as realidades que descobriu e se isso leva a sentir a necessidade de fazer alguma coisa a esse respeito.
Dar a conhecer o objetivo da 3ª etapa - ATUAR: entender que a participação faz parte da cidadania global e promove a transformação de situações de injustiça social, incluindo a equidade no acesso ao trabalho e na mobilidade de pessoas.
Introdução à atividade
Tempo
5 min
Informar que esta atividade é uma proposta para ler e refletir criticamente sobre notícias produzidas pela comunicação social, ligando aos temas em questão - trabalho e migrações.
Pretende-se refletir sobre a reprodução de estereótipos, a simplificação de temas complexos, etc., de modo a entender melhor a lógica das diferentes narrativas produzidas e fazer um melhor uso dos meios de comunicação.
Se é verdade que os fluxos de informação aumentaram, é fundamental ter um olhar crítico sobre a utilização de suportes de media, refletindo sobre as técnicas de informação e comunicação existentes. Esta atividade é, em si própria, uma forma de ação em prol de uma cidadania global.
Atividade
Tempo
35 min
Materiais
Dividir os e as participantes em pequenos grupos.
Distribuir a cada grupo um dos textos jornalísticos sobre trabalho e migrações propostos na pasta de materiais (cada grupo deve ficar com uma notícia que dê uma visão diferente do mesmo assunto).
Pedir aos grupos que façam a leitura crítica do artigo a partir dos pontos de orientação* que se encontram na pasta de materiais.
Pedir a cada grupo que apresente o resultado do seu trabalho.
* Baseados na Ethical Journalism Network
Reflexão coletiva
Tempo
30 min
Terminada a atividade de simulação, convidar os e as participantes a sentarem-se, de preferência em roda, de modo a que todos e todas tenham contacto visual, e:
1.ª parte – Conduzir uma conversa com o grupo focada no que sentiram. Perguntas orientadoras:
Como é que correu?
2ª parte - O educador ou a educadora continua a conversa mas focando agora nos conteúdos. Perguntas orientadoras:
Sistematização
Tempo
20 min
Materiais
Terminada a discussão em plenário, o educador ou a educadora reúne as ideias que foram surgindo e faz uma sistematização dos conteúdos a reter com esta atividade, com o apoio da pasta de materiais.
Ideias orientadoras para concluir a etapa:
Proposta de ação
Tempo
20 min
Materiais
Terminado o percurso, propor ao grupo uma ação que aborde as aprendizagens que foram fazendo ao longo das sessões.
Uma proposta é realizar entrevistas (individuais ou em grupo) a familiares, amigos, pessoas que conheçam ou que identifiquem na sua comunidade, que:
O objetivo é que estas entrevistas sejam conduzidas de forma a conhecer várias experiências em contextos de migração, na voz de quem passou ou passa pela experiência de trabalhar longe do seu país. Pode-se recorrer a associações de imigrantes que existam na comunidade ou ‘núcleos’ sindicais que acompanhem imigrantes.
Os resultados destas entrevistas podem ser publicados em jornais escolares ou locais, expostos na escola ou comunidade ou servir como base para formas de comunicação criativas sobre o tema do recurso.
Materiais
Explicar que quem faz uma atividade deste tipo tem a responsabilidade de dar indicações para que futuras atividades semelhantes possam ser melhores. Todas as pessoas participantes na atividade devem, se possível, dar a sua opinião.
Distribuir a todas as pessoas do grupo 4 folhas pequenas de papel onde têm de escrever algo que aprenderam. As 3 primeiras folhas representam dimensões diferentes: “Eu”, “Grupo” e “Temática”, pelo que, para cada uma destas dimensões devem escrever algo que aprenderam sobre si próprias, sobre o grupo com o qual trabalharam e refletiram e sobre a temática do trabalho e migrações. Na 4.ª folha escrevem algo que gostariam de aprofundar sobre esta temática em futuras ocasiões ou outras que gostariam de trabalhar. As respostas serão ser depositadas em duas caixas diferentes, as três primeiras folhas numa caixa e a 4ª na outra.
No fim, quem quiser pode partilhar livremente com o grupo as suas respostas. Se possível, um grupo de participantes pode organizar-se para fazer uma síntese das respostas e outro grupo pode preparar um curto documento com recomendações para partilhar.
Este resumo poderá incluir a apresentação de quem realizou a atividade, a peça de comunicação elaborada e as recomendações resultantes do exercício de avaliação. As duas organizações poderão difundir estes elementos junto de espaços mais amplos, sempre no âmbito da Educação para a Cidadania Global.
Menu
ir para as etapas: