1ª etapa  DESVENDAR

Objetivo:  Introduzir a reflexão sobre o tema “trabalho” a partir da experiência individual e dos grupos, família e comunidade em que os/as participantes estão inseridos/as.

Dimensões a trabalhar: dimensão lexical, semântica da ideia de “trabalho”; dimensão material do “trabalho”

Instruções ler informação específica sobre o tema “Porquê um recurso pedagógico sobre o trabalho? no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.

Apresentação da etapa DESVENDAR

Tempo

5 min

Apresentar sucintamente o tema do recurso educativo, o módulo introdutório e o seu objetivo.

 

O módulo vai ser desenvolvido em 3 etapas: DESVENDAR, APROFUNDAR e ATUAR, através de dinâmicas de trabalho em grupo e debates coletivos.

 

Dar conhecer o objetivo da 1.ª etapa e explicar que a atividade irá desenvolver-se em três passos, dentro e fora da sala.

 

Introdução à atividade

Tempo

10 min

Para iniciar este percurso, motivando uma exploração inicial do tema a partir da experiência pessoal e das projeções de vida relativas ao trabalho, sugere-se um exercício inicial individual colocando a questão:“Já alguma vez vos perguntaram ‘o que queres ser quando fores grande’?”.

 

A partir da questão colocada abrir espaço à participação geral do grupo. O objetivo é introduzir o tema e criar um espaço de diálogo aberto onde todas as pessoas possam trazer as suas experiências para o espaço de aprendizagem.

 

Atividade

Tempo

30 min

Materiais

  • Computador e projetor ou folhas de parede ou quadro
  • Folhas de papel

Distribuir uma folha de papel por cada participante e pedir para escreverem, passo a passo:

1.º  O que querias ser quando eras mais pequeno/a?

2.º  E hoje, o que queres ser?

3.º  Mudou o teu sonho/desejo? Porquê?

4.º  O que te leva a quereres ser isso?

Pedir às/aos estudantes para não colocarem os nomes nas suas folhas, explicando que serão utilizadas num momento posterior. Para tal, recolher todas as folhas no final da atividade.

 

Tempo

20 min

De seguida pedir às/aos participantes para pensarem em 3 pessoas a quem gostariam de colocar perguntas sobre este tema.

Perguntar ao grupo que perguntas poderão ser importantes fazer e ir registando. No final escolher no máximo quatro perguntas a colocar às pessoas entrevistadas (importante que pelo menos uma questione o que é “trabalho” e outra o “querer ser algo”).

 

Exemplo de questionário possível:

1) O que queria ser quando era criança?

2) Porque é que queria ser isso?

3)  O que é que é agora?

4) Para si, o que é “trabalho”?

 

Explicar que as respostas dadas constituirão o material sobre o qual irão trabalhar na sessão seguinte. Assim, é importante que escrevam as respostas de cada pessoa em folhas separadas e que não se esqueçam delas em casa.

 

Realização das entrevistas

Fora do espaço das atividades anteriores

Tempo

45 min

 

Materiais

  • Ver formação de grupos (GUIA)
  • Respostas individuais (primeira atividade)
  • Respostas aos inquéritos
  • Folhas de flipchart

Depois de realizadas as entrevistas, voltando ao espaço das atividades, o/a educador/a primeiro, tenta explorar junto dos/as participantes como foi o processo de inquérito: se foi fácil, como foi a reação dos/as inquiridos/as; o que é que acharam desta atividade.

De seguida, formar grupos de 5 pessoas e distribuir aleatoriamente as respostas individuais pelos grupos. Explicar que, nesta atividade, irão analisar todas as informações recolhidas – as respostas dadas na primeira atividade e as respostas ao inquérito feito a outras pessoas.

Pedir para que, em grupo, leiam todas as informações distribuídas (respostas e inquéritos) e que:

1) destaquem as principais palavras relacionadas com ‘trabalho’ que aparecem nas respostas;

2) sistematizem (juntando, sintetizando, misturando) as informações que respondam à pergunta: “o que é trabalho”. O objetivo é que cada grupo, no final, obtenha uma definição sobre ‘trabalho’.

3) identifiquem as motivações das pessoas subjacentes ao “querer ser” algo.

Cada grupo escreve as suas respostas em folhas de flipchart, na forma que desejar.

 

Reflexão coletiva

Tempo

5-10 minutos para cada grupo

Materiais

  • Definições de trabalho (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)
  • Flipcharts realizados pelos grupos

 

Preparar previamente folhas com diferentes definições de “trabalho” .

Primeiro, pedir a cada grupo que apresente o trabalho realizado.

Antes de abrir a reflexão conjunta, pedir que uma pessoa por grupo fique responsável por tirar notas.

Apresentar as definições previamente preparadas.

 

Tempo

50 min

Abrir o debate com algumas questões orientadoras:

1) Relativamente às definições a que chegaram…e as definições apresentadas pelo/a educador/a: que diferenças? Que semelhanças? Estas definições correspondem ou não à ideia que cada um/a tem de trabalho? O que lhes parece mais importante ou relevante?

2) O trabalho pode ser visto, vivido, expresso de diferentes formas? Quais? Qual a origem da palavra “trabalho”?

3) O que leva as pessoas a quererem “ser” ou a “serem” algo? São outras pessoas, é a sociedade, é a necessidade, é o gosto por uma atividade?

4) Terminar com a reflexão sobre a diferença entre “ser” e “fazer”. Porque é que, geralmente, perguntamos o que queres “ser” e não o que queres “fazer”? São coisas diferentes?

 

Sistematização

Materiais

  • Papel de cenário
  • Jornais, revistas ou outros materiais

 

Perguntar o que gostariam de construir com esta reflexão e se gostariam de partilhá-la com outras pessoas.

Se o grupo não tiver nenhuma ideia, o/a educador/a pode sugerir duas atividades:

1) Com todo o material e as notas tiradas na última atividade, em grupo escolherem algumas palavras-chave e, em pequenos grupos, elaborarem um texto – por exemplo, como nas enciclopédias – sobre essa palavra. Podem aprofundar com mais informação. Poderão criar um compêndio e entregar – caso seja numa escola – à biblioteca escolar.

2) Construir um mural – em papel de cenário, reciclando materiais, ou outro – à volta da palavra “trabalho”. Poderão fazer uma nuvem lexical com palavras, desenhos, recortes de jornal ou qualquer outro material, ou ilustrar os depoimentos das pessoas inquiridas. Expor este mural num lugar coletivo, por exemplo, no semana do 1.º de maio (dia do/a trabalhador/a).

 

2ª etapa  APROFUNDAR

Objetivo: Refletir criticamente a partir de várias perspetivas passadas e presentes sobre o que é trabalho e sobre a influência que têm nos diferentes tipos de relações nas sociedades a nível global.

Dimensões a trabalhar: Sentido crítico, relações de poder, processos históricos.

Instruções ler informação específica sobre o tema “Porquê um recurso pedagógico sobre o trabalho?” no Guia Pedagógico; descarregar aqui os materiais de preparação e aqui os materiais de aprofundamento para as várias sessões.

Apresentação da etapa APROFUNDAR

Tempo

10 min

 

Materiais

  • Computador e projetor ou folhas de parede ou quadro
  • Marcadores ou giz
  • Materiais ou registos da etapa DESVENDAR

Relembrar brevemente a etapa anterior (DESVENDAR) e, aproveitando as conclusões, dúvidas e/ou materiais elaborados, explicar que o tema vai ser agora continuado e aprofundado na 2.ª etapa -APROFUNDAR, cujo objetivo é: Refletir criticamente a partir de várias perspetivas passadas e presentes sobre o que é trabalho e sobre a influência que têm nos diferentes tipos de relações nas sociedades a nível global.

Introdução à atividade

Tempo

45 min

 

Explicar que o desafio que se propõe nesta fase é refletir como o trabalho influencia a nossa vida, a forma como encaramos o trabalho e o que o mesmo representa nas nossas vidas, em termos individuais e enquanto coletivo, a partir:

  • do visionamento de excertos de filmes e da reflexão a partir dos mesmos;
  • da investigação a partir dos temas debatidos anteriormente e da criação de materiais que permitam explicar as conclusões daqui resultantes a partir de metodologias participativas.

Atividade

Tempo

O tempo necessário para a execução dos materiais e o espaço no qual deve ocorrer (em sala de aula, na escola, em casa, na comunidade, etc.) deve ser estipulado pelo/a educador/a está dependente da duração do filme selecionado e do formato dos materiais.

 

Materiais

  • Lista de filmes propostos (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)
  • Ver formação de grupos (GUIA)
  • Materiais para a concretização das conclusões a partir de metodologias participativas (telemóvel, máquina fotográfica, computador, folhas de papel e marcadores coloridos)
  • Computadores
  • Acesso à internet
  • Folha de notas para filme (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)

A atividade é desenvolvida a partir do visionamento de filmes ligados à temática “Trabalho”. Propõe-se uma lista de filmes e/ou excertos de filmes para serem visionados em grupos enquanto material para a atividade. Estes filmes e excertos têm diferentes durações que poderão ser escolhidos de acordo com as características do grupo e com o tempo disponível.

 

Visionamento dos filmes

1.º Dividem-se os participantes em grupos de 4 ou 5 pessoas e atribuem-se o(s) filme(s) aos grupos.

2.º Visionam-se os filmes em grupo, pedindo a cada grupo que vá anotando os momentos mais importantes.

 

Momento de reflexão e ação

3.º Pedir a cada grupo para se reunir e discutir o seu filme a partir da seguinte proposta: partindo das experiências e perceções individuais de cada elemento do grupo, detetem, discutam e registem os elementos-chave e/ou as problemáticas ligadas ao trabalho.

4.º Terminado o tempo para a discussão, promover um espaço de partilha entre os grupos sobre os vídeos que viram e os registos que fizeram, definindo tempos para cada exposição.

5.º Explicar aos grupos que o desafio agora será dar largas à criatividade e encontrar um formato criativo para exporem a sua reflexão, ou seja criar “materiais criativos” por exemplo: vídeo, desenho, fotografia, música (utilizando todos os instrumentos/ferramentas que têm ao seu dispor).

Tendo as problemáticas e questões-chave identificadas, pedir ao grupo para definir:

  • Que história gostariam de contar?
  • Para quem? Como (com que formato)?
  • Qual o papel/função/tarefa de cada um dos elementos do grupo e quando?
  • Onde irão executar os materiais?
  • Quanto tempo necessitam para realizá-los?

6.º Conceção dos materiais. A sua criação é livre, sendo que poderá ser efetuada em ambiente escolar, na rua, na comunidade, em casa, etc…

 

Momento de apresentação

7.º Em plenário, propor a cada grupo que apresente os seus materiais, explicando o formato e por que selecionaram as problemáticas trabalhadas nos materiais..

 

Reflexão coletiva

Tempo

Sem tempo definido

Materiais

  • Computador e projetor ou folhas de parede ou quadro
  • Marcadores ou giz

Tempo

Sem tempo definido

Materiais

  • Computador e projetor ou folhas de parede ou quadro
  • Marcadores ou giz
  • Materiais feitos pelo grupo

 

Conduzir a reflexão em plenário, a partir das seguintes questões:

  • Como se sentiram no visionamento dos vários filmes? O que vos marcou mais?
  • E relativamente à reflexão e ação em torno dos materiais, como se sentiram nos vossos papéis? Como foi trabalhar em grupo?
  • Trabalho. Que influência tem na vida das pessoas e nas relações? Foi sempre assim? Será sempre assim?
  • Que ligações se podem fazer às questões iniciais sobre o tema do trabalho? Acham que estas questões se refletem noutros sítios? As mesmas problemáticas ou diferentes? Porquê?

Sistematização

Terminada a discussão em plenário, o educador ou a educadora reúne as ideias que foram surgindo, organizando-as e sistematizando os conteúdos. Algumas ideias e reflexão que podem ser importantes para orientar a sistematização:

  • Realçar a importância das perspetivas passadas e presentes sobre o que é trabalho e como têm tido influência nas relações entre pessoas e com a natureza nas sociedades a nível global.
  • Refletir sobre as ligações que poderão ou não existir entre “riqueza económica”, “felicidade” e “trabalho”. Explorar porque é que existe historicamente um fosso entre população rica e pobre (que não corresponde às/aos mais trabalhadoras/es e menos trabalhadoras/es).
  • Explorar possíveis caminhos para a desconstrução destas questões, como por exemplo a participação na construção de soluções coletivas assentes em princípios de justiça social, equidade, bem comum.

3ª etapa  ATUAR

Objetivo: Partindo das reflexões e discussões desenvolvidas nas etapas anteriores, incentivar a concretização de ações para intervir nos problemas identificados.

Dimensões a trabalhar: Ação coletiva; ação para a mudança /transformação; procura e/ou construção de organizações/ iniciativas ao seu redor

Apresentação da etapa ATUAR

Tempo

15 min

Relembrar rapidamente as etapas anteriores e perguntar se gostariam de fazer algo mais concreto relativamente a algum dos aspetos/problemáticas levantados/as nas etapas anteriores. Exemplos de perguntas geradoras de debate: “Face a todas as informações e reflexões que fizeram, acham que é necessário fazer algo? Porquê?”; “O que gostariam de fazer?”

Propostas de ação (que não se excluem mutuamente):

Ideia A

Tempo

15 min

Propor que, em coletivo, reflitam se consideram pertinente apresentar os materiais produzidos nas etapas anteriores noutros locais e contextos (exemplo: através de uma exposição na escola; a partir do envio a uma entidade que se considere relevante a nível local, etc.).

Ideia B

Tempo

30 min

Materiais

  • Lista de movimentos e grupos - trabalho (Descarregar na pasta Materiais de Preparação)
  • Computador
  • Acesso à internet

Explicar que existem diferentes movimentos, grupos, coletivos que lutam pelos direitos das pessoas que trabalham. Alguns grupos têm uma história mais longa de organização (como por exemplo os sindicatos), outros vão surgindo em resposta a questões conjunturais.

 

Propor às/aos participantes que procurem grupos dessa natureza, a nível local e/ou nacional, na internet. Se não conseguirem encontrar, o/a educador/a poderá disponibilizar a  lista de movimentos e grupos. Propor que recolham mais informações sobre os grupos e que identifiquem um (ou dois), que gostassem de conhecer melhor e de estabelecer contato, pensando nalguma atividade que gostassem de realizar conjuntamente (uma conversa, uma entrevista, um debate).

 

Depois deste processo contatar e expor as ideias de atividades e/ou ações coletivas.

 

Pode continuar o percurso por aqui: