Consumo responsável na prática

Enquanto pessoas, enquanto organizações / instituições

 

Pensemos nas razões porque compramos...

  • porque necessitamos?

  • porque outras pessoas compram, ou têm?

  • porque está na moda?

  • para afastar problemas ou momentos menos bons?

  • por impulso?

  • porque vimos/ouvimos na publicidade?

  • ....?

Pensemos nos nossos critérios de consumo: compramos...

  • o que é mais barato?

  • a partir da verificação e da escolha das proveniências dos produtos?

  • produtos de circuitos comerciais curtos?

  • produtos ecológicos, biológicos?

  • produtos do Comércio Justo?

  • nas lojas mais pequenas, locais?

  • só nas grandes superfícies?

  • o que é mais bonito?

  • o que tem mais qualidade?

  • ....?

E já agora: de que qualidade falamos?

  • social?

  • ambiental?

  • para a saúde?

  • estética?

  • .....?

Estamos habituados/as a...

  • ler as etiquetas para conhecer as proveniências dos produtos?

  • informar-nos sobre as condições de trabalho dos e das produtores/as?

  • escolher as embalagens menos poluentes e que produzem menos lixo?

  • procurar ativamente os produtos com cujo tipo de qualidade nos identificamos mais?

  • conhecer e preferir os produtos alimentares de cada estação do ano?

  • comprar em vários sítios, complementares, em vez de tudo num só sítio, geralmente uma grande superfície?

  • reutilizar, reciclar, restaurar, de alguma forma, o que já não usamos?

  • ......?

Estamos na fase de reduzir o consumo...

  • por razões económicas?

  • porque não precisamos de tanto?

  • porque o planeta não aguenta um tal nível de gasto de recursos, nem de lixo?

  • para não contribuir para o aumento das desigualdades sociais?

  • para evitar os desperdícios?

  • ......?

Gostaríamos de...

  • conhecer melhor quem produz o que comemos, vestimos, utilizamos...?

  • compreender a sério os mecanismos de produção, de transformação dos produtos?

  • perceber como funciona a cadeia comercial, a vários níveis: local, regional, nacional, internacional...?

  • descobrir que papel podemos ter, socialmente falando, como consumidores/as?

  • sermos capazes de mudar de hábitos que não nos fazem sentido?

  • partilhar com outras pessoas novas ideias e práticas?

  • ....?

Tomemos 21 minutos do nosso tempo para ver este vídeo: A história das coisas