Loja de Comércio Justo

Loja de Comércio Justo 

  

                                           lcj.png         




                  Rua Tomás Ribeiro,  n.º 9

                  2.ª a 6.ª feira: 10h00-19h00

                  Sábado: 10h00-14h00

                  loja[arroba]cidac.pt


 

 

Na Loja de Comércio Justo encontram-se produtos alimentares, de artesanato, de beleza e higiene e de limpeza, que fazem parte de uma cadeia / aliança entre consumidores/as e pequenos produtores e produtoras de África, da Ásia, da América Latina e também da Europa, em particular de Portugal.

Ao abrir uma Loja de Comércio Justo (CJ), 13 anos depois de um empenho persistente na divulgação em Portugal do que é o Comércio Justo, o objetivo foi o de aliar o comércio a princípios de justiça, equidade e solidariedade" (ver Programa Estratégico 2010-2014), comprovando na prática que esta é uma alternativa viável.

Não se trata apenas da venda de produtos éticos, mas de promover uma cidadania que incentive a adoção de linhas mais consequentes de envolvimento na transformação do modelo de desenvolvimento a partir, entre outros aspetos, de uma escolha pelo Consumo Responsável.

Foi em 2011, no Dia Mundial do Comércio Justo, que se assinala anualmente no segundo sábado do mês de maio, que a Loja de CJ se tornou um ponto de entrega semanal de cabazes de frescos – frutas e legumes – associados à iniciativa PROVE.

A Loja de CJ também sai fora de portas. O CIDAC promove ou participa em bancas de venda de produtos de CJ em vários sítios.

E pelo facto de o Consumo Responsável ser hoje em dia uma exigência social e cultural, não só para as pessoas, como também para as entidades coletivas, o CIDAC dedica uma especial atenção ao consumo institucional.