Serge Latouche - Decrescimento, uma proposta polémica?

 

Serge Latouche - Decrescimento: uma proposta polémica?

 

Serge Latouche veio a Lisboa, a convite do CIDAC para debater e dar a conhecer a proposta de desenvolvimento conhecida como Decrescimento. Fez uma conferência na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 8 de março de 2012 (que pode ver numa síntese – ver em baixo - de 18 minutos, com legendas em português, onde se sintetiza alguns dos pontos principais desta proposta e que também pode ver na íntegra, em francês; pode ainda ver a cópia da apresentação de Serge Latouche nesta conferência aqui, orientou um seminário no Centro de Recursos do CIDAC, nos dias 9 e 10 de março, onde abordou vários temas, como por exemplo: Porquê o decrescimento?, A sociedade de crescimento como paradigma, o decrescimento como “utopia concreta”, o decrescimento e o dinheiro, o trabalho e a política. E deu uma entrevista ao jornal Público, dada à estampa em 19 de março.

 

Antes da sua chegada, o CIDAC organizou um Círculo de Leitura, em 3 sessões, orientado pelo professor Fernando Florêncio, para debater os 3 capítulos da sua obra “Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno(2011, Lisboa, Edições 70).

 

Os vídeos da conferência com Serge Latouche editados pelo CIDAC encontram-se licenciados com uma licença Creative Commons BY-NC-ND, que permite a sua utilização, cópia, partilha e redistribuição. No entanto esta licença não permite a utilização destes materiais para fins comerciais. Os restantes materiais (Entrevista e cópia da apresentação da conferência), não se encontram sob esta licença.

 

Este ciclo de iniciativas foi realizado no âmbito do projeto "Contraponto - leituras plurais do mundo,os modelos de desenvolvimento em questão", cofinanciado pelo IPAD e pela Fundação Calouste Gulbenkian, e com o apoio do jornal Público.

 

Pode consultar mais dossiês de informação do CIDAC aqui.