Centro de Recursos

Centro de Recursos     

                                                                               
                
Localização: Rua Tomás Ribeiro, 3- 9(Lisboa)         Centro_Leitura_CIDAC.JPG
 
Horário: 2.ª a 6.ª feira das 10h30 às 13h e das 14h30 às 18h, sob marcação prévia, de modo a garantirmos as melhores condições para a consulta e leitura, no contexto da pandemia.
 
Os pedidos de marcação devem ser enviados para o email cidac[at]cidac.pt indicando a(s) obra(s) a consultar, com a respetiva cota e o(s) dia(s) em que se deseja fazer a consulta. O catálogo bibliográfico pode ser consultado aqui.

 

No Centro de Recursos encontra-se a importante Documentação que o CIDAC tem vindo a reunir desde a sua fundação. Mas ações nos domínios da Sensibilização e da Formação também fazem parte das suas atividades.

O objetivo fundamental do Centro de Recursos para o Desenvolvimento é “aprender a ler a realidade para intervir nela” (ver Programa Estratégico 2010-2014).

O Centro de Recursos é um local físico, onde se acolhem pessoas que querem pesquisar ou encontrar informação e apoio temático para vários tipos de trabalhos, nomeadamente escolares e académicos, e onde se organizam encontros, tertúlias, debates, seminários, lançamentos de livros, ações de formação e outras atividades no quadro do Desenvolvimento. A organização pode ser da responsabilidade do CIDAC ou iniciativa de outras entidades às quais se disponibiliza o espaço em condições a acordar conforme os casos.

Mas o Centro de Recursos é também uma capacidade, alicerçada na experiência e no ganho de competências, para co-organizar atividades de Sensibilização e de Formação, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, em muitos outros sítios (escolas, associações, instituições públicas...).

Um bom exemplo desta polivalência, e também do cruzamento entre ações de Sensibilização e de Formação, que se reforçam mutuamente, é a intervenção, no quadro da Educação para o Desenvolvimento / Educação para a Cidadania Global, desde 2006, no sistema formal de ensino. Através de um conjunto articulado de atividades e projetos de inicativa do CIDAC ou pensados e realizados em conjunto com a cooperativa Mó de Vida ou com a Fundação Gonçalo da Silveira tem sido feito um trabalho com educadoras e educadores dos vários ramos e graus de ensino que inclui encontros de partilha e reflexão regulares, a elaboração e a disponibilização de materiais de informação, pedagógicos e didáticos, e o apoio a ações com docentes e com alunos e alunas, em diferentes zonas do país. Neste caso, o objetivo é, em particular, “consolidar o entendimento e as práticas de ED junto dos seus atores(do Programa Estratégico 2010-2014).

A participação do CIDAC, quer no Global Education Network Europe (GENE) como no processo de elaboração e na concretização da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) e no Grupo de ED da Plataforma Portuguesa das ONGD complementam e potenciam a concretização dos dois objetivos acima enunciados.