Visitas de Campo à Descoberta da Soberania Alimentar em Portugal

À descoberta da Soberania Alimentar em Portugal

O conceito de Soberania Alimentar tem sido cada vez mais debatido em Portugal ao longo dos últimos anos. Não sendo um conceito com uma fórmula fixa para a sua implementação, mas antes respeitador das necessidades e características de cada local e comunidade existem, em Portugal, várias iniciativas diferentes de produção alimentar alternativas cujos princípios de funcionamento se enquadram nos princípios de Soberania Alimentar. Ao longo dos anos de 2014 e 2015, o CIDAC realizou um conjunto de Visitas de Campo com o objetivo de dar a conhecer várias destas iniciativas.
nestes dois anos realizámos seis visitas, nas quais os participantes puderam conhecer sete iniciativas de produção e comercialização alimentar alternativas (Projeto PROVE, Projecto270, Aldeia das Amoreiras, Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo em 2014 e “Da Nossa Terra”, Casa do Sal, “Cabaz do Mar” em 2015).
Os dois cadernos a que pode aceder neste dossier fazem uma síntese do que foram as visitas a estas iniciativas onde tentámos perceber como surgiram, como funcionam, que desafios enfrentam. Aqui pode aceder ao caderno das visitas de campo de 2014 e de 2015.